segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Plano de Desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha é debatido na região

Campanha participativa envolve moradores 
no processo de construção do 
Plano de Desenvolvimento para o Vale do Jequitinhonha



Plano de Desenvolvimento para o Vale do Jequitinhonha #valeparticipar



“Vamo gente, vamo inovar / Construir e acreditar / Nesse vale de verso e viola / Vamo já sem muita enrola / O nosso plano botar pra quebrar”. 

É com  tradicionais quadrinhas e sextilhas de cordel que a Campanha #valeparticipar convoca as comunidades da mesorregião do Vale do Jequitinhonha a se envolverem com a criação do “Plano de Desenvolvimento para o Vale do Jequitinhonha”. 

O projeto é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplag), em parceria com a CEMIG-MG e com a Fundação João Pinheiro (FJP). 

A iniciativa tem como foco definir alternativas de desenvolvimento sustentável, inclusivo e socioambientalmente justo nos territórios do Alto e do Médio/Baixo Jequitinhonha.

Para envolver toda a comunidade nesse processo, a campanha #valeparticipar abre canais de escuta por meio de redes sociais como Whatsapp, Facebook e Instagram e divulga todas as novidades em torno da criação do Plano. 

A população é convidada a enviar vídeos, textos e áudios com propostas de ação, problematizando questões diversas e ressaltando aqueles temas que considera mais importantes de serem discutidos no Plano. 

A campanha foi criada de maneira colaborativa em parceria com a Rede de Comunicadores do Vale e com a Associação Imagem Comunitária (AIC). Ela traz, na identidade visual e nos conteúdos, elementos tradicionais da região, como o cordel e o artesanato, assim como referências a vários poetas e artistas locais. Além da mobilização online, a campanha também realiza intervenções teatrais para informar a população sobre a criação do Plano.

 Segundo o professor do departamento de Comunicação Social da UFMG e pesquisador do Programa Polo Jequitinhonha, Márcio Simeone, para além da incidência na elaboração do Plano, a campanha é importante por potencializar a criação de espaços de debate público e de participação política: “Ao se envolverem com a criação do Plano, as pessoas têm a oportunidade de participar ativamente da vida pública de suas cidades. Esse processo em si já é muito produtivo e necessário”, comenta.

Além de enviar suas sugestões, as comunidades são convocadas a continuar envolvidas com o Plano, mesmo depois que ele estiver pronto. Por isso, ao fim do processo, serão distribuídos Almanaques apresentando as diretrizes estabelecidas no documento e os canais disponíveis para que toda a população se mantenha informada e vigilante em relação às políticas públicas para o desenvolvimento da região.

O Plano
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplag), está promovendo diversos momentos de diálogo com a população para construir planos de promoção do desenvolvimento de todas as regiões do estado. Foram realizados Fóruns Regionais com o intuito de identificar e eleger prioridades para cada localidade. Como desdobramento desses Fóruns, foi identificada a necessidade de um planejamento mais detalhado e específico para cada território mineiro – dentre eles, os territórios do Alto e do Médio/Baixo Jequitinhonha.

A primeira etapa do Plano de Desenvolvimento consiste na elaboração de um diagnóstico propositivo, que parte de demandas que já foram levantadas nos Fóruns Regionais, somadas ao estudo dos planos para a região já realizados anteriormente e aos levantamentos da situação atual dos municípios com relação às seguintes áreas: Desenvolvimento produtivo e meio ambiente; Educação e cultura; Saúde e proteção social; Segurança pública e Cidades, infraestrutura e logística.

Para garantir a participação social e o engajamento das comunidades envolvidas, o processo de construção do Plano de Desenvolvimento terá ainda Oficinas de Pactuação, que serão presenciais. As oficinas contarão com a presença de, pelo menos, sete representantes da sociedade civil e do poder público de cada uma das 59 cidades do Vale do Jequitinhonha. Elas serão realizadas entre os dias 24 de janeiro e 16 de fevereiro, em seis microrregiões do Vale (Almenara, Araçuaí, Capelinha, Diamantina, Itaobim e Pedra Azul).

Serviço
Campanha #valeparticipar para o Plano de Desenvolvimento para o Vale do Jequitinhonha
Site: valeparticipar.org.br
Whatsapp: (31) 9 95731585
Facebook: facebook.com/valeparticipar
Instagram: @valeparticipar

A Campanha #valeparticipar está também circulando por algumas das cidades do Vale com uma intervenção de teatro e música para divulgar o Plano de Desenvolvimento! A trupe passará pelas seis cidades sede dos microterritórios do Vale e algumas outras próximas de acordo com a limitação de tempo e recursos do projeto. Confira o roteiro de cidades!
Se a trupe não for passar por sua cidade, mobilize assim mesmo a comunidade de sua região a participar da campanha. O convite é que todos mandem vídeos, textos, aúdios ou fotos comentando sobre questões que vocês acreditam que são importantes serem pensadas no Plano de desenvolvimento. Demandas que vocês percebem, ideias, etc. Todo esse material será enviado à Fundação João Pinheiro

A imagem pode conter: texto

Vale Participar
12 de janeiro às 10:01
É hora de opinar pessoal! Está sendo desenvolvido pelo governo do estado, em parceria com a Fundação João Pinheiro o "Plano de Desenvolvimento para o Vale do Jequitinhonha". Vários representantes de 59 cidades do Vale estão participando desse processo e você também é convidado a dar sua opinião! Se você tem ideias de ações, quer problematizar alguma questão específica ou ressaltar a importância de que determinado tema seja priorizado no Plano de Desenvolvimento, envie suas opiniões! Você pode mandar áudios, vídeos ou textos pelos canais de comunicação de nossa campanha! Utilize sempre a hashtag #valeparticipar
Whatsapp: 31 99573.1585
Email: plano.desenvolvimento.vj@gmail.com
Participe, divulgue para seus familiares e amigos e convide-os a participar também!

Fonte: Valeparticipar Campanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário