quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

6º Encontro de Comunicadores do Vale terá mais de 320 participantes.

Blogueiros, agentes culturais, ativistas das redes e mídias sociais, estudantes e jornalistas se encontram na busca de alternativas de comunicação no Vale.

Neste mês de janeiro, uma caravana de jovens comunicadores e experientes jornalistas se encontram na cidade de Cachoeira do Pajeú, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, entrando na Bahia, no nordeste brasileiro.

Mais de 320 comunicadores de todos os naipes, sejam blogueiros, estudantes, jornalistas, ativistas das redes sociais, mídias digitais e formas alternativas de comunicação, estarão participando do 6º Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha, com oficinas, debates e trocas de experiências de comunicação.

As oficinas tiveram um número recorde de inscrições, chegando perto de 300, com alguns oficineiros reclamando da superlotação. Foi estipulado o número de 35 participantes em cada Oficina. Estão inscritos 278 participantes nas 9 Oficinas. A Oficina de Design Gráfico foi suspensa por desistência do Oficineiro e não haver tempo hábil para substituí-lo.

Somando todos os outros participantes, oficineiros, voluntários na organização do evento, coordenação, equipes de memória e de infra, são mais de 320 participantes no Grande Encontro Comunica Vale.


O evento reunirá docentes e estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, principalmente do curso de Comunicações, coordenadores de projeto do Programa Polo, membros de ONGs atuantes na região e comunicadores de diversas cidades do Vale. 

Todos estes representantes de diferentes esferas da sociedade civil construirão juntos, no Encontro, um espaço aberto ao debate dos problemas que a comunicação enfrenta no Vale. Também apontarão as possibilidades que estão surgindo e que podem funcionar como alternativas aos entraves encontrados pelos comunicadores da região.

O Encontro será realizado nos dias 27, 28 e 29 de janeiro de 2017, sexta, sábado e domingo próximos, com a coordenação do Polo Jequitinhonha/UFMG e patrocínio da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Pajeú. 

O Encontro de Comunicadores é um espaço para debater as práticas de comunicação na região, desde as suas formas mais tradicionais até as novas formas surgidas com as mídias digitais, tendo como base as discussões sobre politicas públicas de comunicação e o acesso público às mídias.

Os encontros acontecem sempre em alguma cidade do Vale do Jequitinhonha, fazendo um rodízio. O 1º Encontro aconteceu em Itaobim, em 2012; o segundo, em Capelinha, em 2013; o terceiro em Jequitinhonha, em 2014; o quarto, em Pedra Azul, em 2015; o quinto, em Medina, em 2016; e neste 2017, o sexto, em Cachoeira do Pajeú. 



Oficinas 
1 - Mídia tática; 
2 - Cobertura midiática;
3 - Fotografia;
4 - Grafite;
5 - Edição e produção audiovisual;
6 - Cineclubismo e educação;
7 - Locução e técnica vocal;
8 - Redes Sociais: design e conteúdo;
9 - Mobilização social com criação de Lambe-lambe.

A sexta edição do evento terá como tema “Comunicação, memória e transformação social”, que embasará todas as atividades. 

Uma delas é a exposição da história midiática de alguns municípios do Vale e a mesa-redonda composta por Tadeu Martins, um dos fundadores do jornal Geraes, e Duda Ramos, produtora da Rádio Inconfidência.

Estrutura do Encontro
O Encontro se realiza em uma escola pública, onde acontecem todas as atividades, tanto no pátio quanto nas salas de aula.

O alojamento e alimentação dos participantes são na própria Escola.

É tudo gratuito! Mas o participante leva roupa de cama, colchão e travesseiro. 

Confira o conteúdo das Oficinas, seus coordenadores e os nomes dos participantes:




















URGENTE!
Por motivos pessoais a pessoa que iria ministrar a oficina de Design Gráfico não poderá mais comparecer ao 6º Encontro de Comunicadores. Nós procuramos uma outra pessoa para substituí-la, mas todxs os designs a que temos acesso estarão envolvidxs em outras oficinas. *Diante disso, decidimos cancelar a oficina de Design Gráfico.*
Àqueles que já se inscreveram nessa oficina como primeira opção, informamos que desconsideraremos a primeira opção e consideraremos sua segunda. A pessoa também pode refazer sua inscrição, caso deseje.

Fonte de textos, fotos, artes: Polo Jequitinhonha/UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário