quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Capelinha pode entrar na rota de voos comerciais

Após licitação ocorrida no final de 2016, a empresa Asa, de Belo Horizonte, foi contratada pela Prefeitura de Capelinha, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas,  para realizar o procedimento de homologação do Aeroporto Regional Juscelino José Ribeiro. A homologação consiste em legalizar o aeroporto, obedecendo às normais legais das autoridades aeronáuticas brasileiras. É o procedimento que dá condições de funcionamento, incluindo a realização de voos comerciais em operações diurnas e noturnas.

O comandante Nivaldo Bonfim, representante da empresa Asa, esteve no aeroporto nesta quinta-feira, 19 de janeiro de 2017, com o prefeito Tadeuzinho, o secretário de Governo Aléquison Gomes, e o advogado do município, João Domingos. Segundo ele, a cartografia aeroportuária, isto é, o conjunto de informações sobre o aeroporto, será enviado até o mês de março aos órgãos competentes. São eles a Anac (Agência Nacional de aviação Civil) e o DECEA (Departamento de Controle de Espaço Aéreo).
Prefeitura contratou empresa para homologar aeroporto (Divulgação)

Base operacional
Em uma avaliação preliminar, o comandante Nivaldo Bonfim, que tem 5.200 horas de comando de voo e já pousou no aeroporto de Capelinha, destacou que “o aeroporto de Capelinha possui uma base operacional para suportar descidas de aeronaves que vão desde um ATR (avião comum) até um Boeing presidencial, em razão da qualidade da pista e das questões estruturais”. E ainda que “o espaço oferece as condições aeroportuárias de pouso adequadas, com destaque para o campo de descida e o gradiente de subida”. A aproximação visual do aeroporto também foi elogiada pelo comandante Bonfim.
O prefeito Tadeuzinho Abreu informa que após a homologação do aeroporto de Capelinha serão feitos contatos com empresas de voos comerciais, incluindo a Azul e a FlyWays, que já demonstraram interesse em operar na cidade.
Novos ares
Entre os voos que poderão funcionar em Capelinha após a homologação do aeroporto esta a rota BH-Teófilo Otoni-Almenara, com escala na cidade. “É um sonho que poderá virar realidade e trazer desenvolvimento para Capelinha e região. Nossa intenção é fazer do aeroporto de Capelinha uma referência estadual e até mesmo nacional”, destaca o prefeito Tadeuzinho.
Prefeitura contratou empresa para homologar aeroporto (Divulgação)

Prefeitura contratou empresa para homologar aeroporto (Divulgação)

Fonte: ASCOM da Prefeitura Municipal de Capelinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário