quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Secretária da Saúde de Araçuai é presa após confusão em fila de PSF

Ela vai responder pelos crimes de desobediência e desacato à autoridade.

Foto: arquivoSecretária da Saúde de Araçuai é presa após confusão em fila de PSF
A PM disse que Zuzu Loredo ( foto ) foi presa porque estava muito exaltada e desacatando policiais.

A  secretária municipal de Saúde de Araçuai, e secretária executiva do CISMEJE ( Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Jequitinhonha) Maria de Jesus Loredo Rocha, conhecida por Zuzu, 55 anos, foi presa na tarde desta quarta-feira (18), após desacatar policiais e negar-se a fornecer dados à autoridade policial, durante uma confusão provocada por falta de vacina contra febre amarela, em um PSF da cidade. A secretária chegou a ser algemada porque, segundo a PM, ela estava muito exaltada  e se recusava a atender pedido  para se dirigir a uma sala de custódia do quartel da PM. A secretária foi levada para a delegacia de Polícia Civil e após  depoimento , foi liberada no final da tarde. A prefeitura não quis divulgar nota sobre o ocorrido.

“Nada a declarar”, limitou-se a dizer o assessor de comunicação da prefeitura.

De acordo com o registro policial, tudo começou após o prefeito do município, o médico Armando Paixão (PT), solicitar a presença da Polícia Militar em um Posto de Saúde da Família- PSF- localizado na rua Rio de Janeiro, no bairro Vila Magnólia, bairro de classe média da cidade.

Ainda segundo a ocorrência, a polícia foi requisitada porque estava acontecendo um princípio de tumulto na fila de vacinação contra a febre amarela, após populares tomarem conhecimento que não haveria vacina suficiente para todos.

“ Quando os policiais chegaram ao PSF, eles procuraram se inteirar dos fatos com uma enfermeira. Ao perceber a presença da polícia, a secretária da Saúde, sem motivo aparente e de forma deselegante começou a destratar os mesmos, com a seguinte declaração: Eu sou a secretária da Saúde e aqui não precisa de polícia. Eu é quem mando, eu é que resolvo tudo aqui,  e vocês estão dispensados”, informou a Polícia Militar.

Diante da dispensa da guarnição, a PM  teve que registrar a ocorrência e;  ao solicitar os dados pessoais da secretária, ela se negou, afirmando que se a polícia quisesse as informações, deveria levá-la para a delegacia.  Após muita discussão, e princípio de confusão, a secretária recebeu voz de prisão e foi levada para o quartel da PM.

Chegando ao local, a secretária continuou desacatando os policiais. Segundo a ocorrência, ela gritava que a ação policial tinha sido uma palhaçada e que a polícia não sabia com quem estava falando. Sempre pedindo calma, os policiais encarregados da ocorrência pediram que a secretária se sentasse em um banco destinado à custódia de presos.

“ Ela, mais uma vez, sempre muito exaltada voltou a desacatar os policiais, dizendo que a Polícia Militar era uma bosta e que só prendia quem era do bem.  Tivemos que algemá-la porque ela  se negava a obedecer nossos pedidos para se dirigir ao banco de custódia”, disse um policial que estava presente.

O Comandante da Companhia Miitar de Araçuai , Capitão Rafael Duarte Muniz, foi informado dos fatos. Após lavratura da ocorrência, a secretária foi colocada em uma viatura e conduzida para a Delegacia de Polícia Civil, onde prestou depoimento,  juntamente com os policiais envolvidos na operação, o soldado Adam Cauã e Sargento João Gonçalves Afonso.

Após receber voz de prisão, secretária foi levada para o Quartel da PM e depois para a Depol
Após receber voz de prisão, secretária foi levada para o Quartel da PM e depois para a Depol


O outro lado

Ouvida pela reportagem, a secretária disse que foi chamada ao PSF após principio de tumulto no local. “ Haviam cerca de 200 pessoas na fila e apenas 100 doses de vacina. Pela manhã foram distribuídas senhas e feita uma lista de quem seria vacinado. Encontrei  os policiais com uma outra lista. Expliquei que seria obedecida a ordem de quem havia se inscrito pela manhã e comecei a chamar quem tinha senha.  Os policiais disseram então que eu estava tumultuando e pediram meus documentos e eu neguei. Foi então que me levaram para o quartel e lá realmente eu não quis sentar no banco de custódia. Eles me algemaram e em seguida fui levada para a Depol”, disse a secretária.

“  Não sou usuária do PSF. Sou secretária da Saúde e sou eu quem dita as regras e eles queriam que eu seguisse uma lista que não havia sido feita pela secretaria. Eles podem dar a versão que quiserem sobre o fato. Esta é a minha versão. Falei que eles deveriam fazer o serviço deles, de prender bandidos e deixar em paz quem trabalha.”,  finalizou Zuzu Loredo.
Sobre a falta de vacinas, a secretária informou que não tem vacina para a população urbana e que a prioridade é atender a zona rural. " Estou indo para Belo Horizonte resolver a questão", disse ela.

 Zuzu Loredo vai responder pelos crimes de desacato à autoridade e desobediência, cujas penas variam  de 6 meses a 2 anos de prisão, além de multa.

Fonte: Gazeta de Araçuaí, repórter Sérgio Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário