quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Minas Gerais tem 48 casos suspeitos de febre amarela, diz SES-MG.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou nesta quarta-feira (11/1/2017) que o número de casos suspeitos de febre amarela no estado subiu para 48. Destes casos, 16 são considerados prováveis, pois os pacientes apresentaram critério de caso suspeito, segundo o Guia de Vigilância em Saúde, e tiveram exame laboratorial preliminar positivo. A confirmação ainda depende de mais investigação.

As cidades com mais casos prováveis, entre esses 16, são Imbé de Minas, com 3; e Caratinga, Ubaporanga e Ipanema com 2. Ainda foram registrados casos prováveis nas cidades de Inhapim, Piedade de Caratinga e São Domingo das Dores, Itambacuri, todas no vale do Rio Doce; e Frei Gaspar, Ladainha e Poté, no Vale do Mucuri.

Já a cidade com mais casos suspeitos, entre os 48 informados, é Ladainha com 10. Seguido por Caratinga e Piedade do Caratinga com 6 em cada cidade.

Das 14 mortes suspeitas pela doença, oito são consideradas prováveis, segundo a secretaria. Ou seja, já passaram por exame e deram positivo, mas outros fatores ainda são investigados.
Vacinas de febre amarela chegam em Teófilo Otoni (Foto: Divulgação)
Em Entre Folhas e São Sebastião do Maranhão, ambas no Vale do Rio Doce, não foram registrados casos prováveis, mas houve registro de casos de mortes em macacos e animais doentes.

Em Caratinga, São Domingo das Dores, Ipanema e Ladainha também houve registro de macacos mortos ou doentes.

A secretaria afirmou ainda que a transmissão na área rural está relacionada ao mosquito, o Haemagogus. A febre amarela também é transmitida pelo Aedes aegypti, mas somente em ambiente urbano. Não há casos investigado em áreas urbanas.

As notificações começaram, na última quinta-feira (05.01). A Secretaria alertou para atualização de vacinas para quem for viajar para estas cidades. Disse ainda que as vacinas estão disponíveis e um reforço no estoque já foi solicitado ao Ministério da Saúde.

O último caso de febre amarela rural foi registrado em Minas em 2009. Já a urbana não é registrada desde 1942 no Brasil, segundo o órgão.

O Ministério da Saúde informou que quatrocentas e cinquenta mil doses da vacina contra a febre amarela serão enviadas para Minas nesta quinta-feira. As prefeituras de Ladainha e Teófilo Otoni decretaram Estado de Calamidade Pública por causa dos casos suspeitos da doença.

O governo do estado vai publicar nesta quinta-feira (12) um decreto criando a chamada sala de situação, para monitorar os casos de febre amarela em Minas. O comitê será integrado por representantes da Defesa Civil, Secretaria de Estado de Saúde, Ministério da Saúde, Secretaria de Governo e Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

Fonte: G1 Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário