Publicado em 09/08/2012, por Kawan Dutra, Blog Made in Rubim
A rica história de Rubim foi tema de uma reportagem da afiliada da Rede Globo, InterTV, na segunda-feira, 9. O norte de minas teve uma pequena amostra da pequena grande cidade do Vale do Jequitinhonha; amor dos moradores com suas raízes e nossas paisagens que, apesar das imagens panorâmicas terem sidas poucas, várias vezes repetidas, deixando o vídeo pesado e de baixa qualidade, houve CONTEÚDO!
Confira o artigo e o vídeo, na integra:
História Contada de Rubim - Rede Globo
Reportagem produzida pela InterTV, afiliada TV Globo, sobre Rubim.A praça Doutor Rizélio Leite, a igreja matriz Bom Jesus e em uma foto antiga, o local onde era tomadas decisões importantes: bem ao lado de uma pracinha, a casa do mirante: na época um verdadeiro centro politico e econômico de Rubim. A dentista Laura da Cunha não é desse tempo, mas lembra do que já ouviu falar. O imóvel hoje é uma residência. E nem de perto conserva resquícios do passado.
Segundo relatos, a história de Rubim teve início no local. Tropeiros vinham da Bahia e traziam no lombo dos burros: comida, ferramentas agrícolas e muitas outras coisas. Essa cidade do Vale do Jequitinhonha foi uma das rotas do desenvolvimento. Tudo vinha do sertão baiano.
Vila, povoado, distrito. Os anos se passaram. Um decreto estadual fez deste lugar, um município: Rubim, cidade emancipada em 31 de dezembro de 1943.
Comércio, pecuária e o funcionalismo público movem a economia dos quase 10 mil habitantes. Entre esses moradores conhecemos um cearense: o médico Antônio Arrais. Só de medicina tem 50 anos de experiência e até hoje não se aposentou.
E não é só o médico que tem fama na cidade não. Rubim promove todos os anos a Festa da Cavalgada. A programação é realizada em uma fazenda, a 3 quilômetros da cidade. Rubim, 69 anos. Para o comerciante Claodionor Pereira, nascido e criado na cidade, o local não deixa a desejar para nenhum outro lugar.
Fonte: Portal InterTV
2 comentários:
EU SOU BRASIO FERNANDES NASCIDO E CRIADO EM RUBIM... QUANDO CRIANÇA PEGAVA LENHA COM MU PAI,AOS 12 ANOS TRABALHEI DE GARSON NO BAR DE ZE CANDIDO POR 3 ANOS...AOS 15 ANOS FUI TRABALHAR PARA O SENHOR DERNELITO NUMA MARCENARIA ...DEPOIS PARA EUTIQIUANO BOTELHO ,DEPOIS PARA CAPITAO E PARA ZUIMO CARPINTEIROE PARA PREFEITURA DE RUBIM MG NESSE PRIODO TODO COMO MARCENEIRO NESSE PERIODO CONCLUI O ENSINO MEDIO,,,ME FORMEI EM MAGISTERIO...MEU ULTIMO SERVIÇO EM RUBIM COM MARCENEIRO FOI A REFORMA DO MERCADO MUNICIPAL EM 1998..AI QUANDO FUI PARA SAO PAULO TRABALHEI COMO MARCENEIRO POR 12 ANOS ..EM SAO PAULO TRABALHEI BASTANTE ,MAS VALEU A PENA , FIZ ALGUMAS ECONOMIAS E VOLTEI PARA MINHA QUERIDA RUBIM..ONDE ME TORNEI EMPRESARIO E ESTOU ATE HOJE COM MUITO SUCESSO ..AOM RUBIM MG .MINHA TERRA NATAL..HOJE TODOS ME CONHECEM POR BRASMOVEIS ..
Olá, sou Esmeralda Lacerda. estou escrevendo a história da minha mãe Ana Lacerda, que tem na cidade de Rubim historias de familiares, e que eu gostaria muito de saber se ainda existe alguém descendente de Ubirajara Coelho e sua esposa Helena(tia da minha mãe) moradores antigos dessa cidade em tempos que ainda era Chamado de União. Tenho outros familiares nascidos ai. Minha mãe se chama Ana Lacerda , neta de Ana alves Lacerda e joaquim. Essa história é muito importante para completar as narrativas e memorias de minha mãe. Moro em Itamaraju na Bahia. meu celular é 73 99941 1810. Preciso de sua ajuda.Um grande abraço. Aguardo sua resposta
Postar um comentário