domingo, 8 de maio de 2011

A Mãe e a Mulher



A Mãe, a Mulher e a felicidade humanaA mãe tem uma importância ainda maior que a poesia, as escrituras bíblicas e as mensagens comerciais tentam passar. Parece coisa de Deus, e, com certeza é, seja qual for a crença que você tiver. Até os islamistas estão pensando nisso. Os judaístas ainda resistem. Alguns teólogos do Oriente Médio vêm tentando afirmar a mulher, a mãe, com outra interpretação do Alcorão.

A ciência neurológica e psicológica, há duas décadas, indica que a fase mais importante para o desenvolvimento integral da vida humana é a que vai da concepção da vida até os 6 anos. E esta fase é dominada, de forma oniponte, pela mãe e mulher.

A psicologia pré-natal afirma que o feto, a partir dos 5º mês de gravidez, quando alguns órgãos sensoriais começam a aparecer e amadurecer, começa a receber mensagens e a reagir a elas.

Há um comportamento que se forma na fase pré-natal que depende e muito do que a mãe vive e do seu ambiente familiar. É nesta fase que começa a formar o que cada um de nós será na vida.
A neurologia se junta à ciência psicológica, cobrando de famílias e governos atitudes de maior cuidado com a vida de bebês, principalmente na primeira infância.

A educação infantil (berçário, creche e pré-escolar) tem pouco ou nada estruturado. O governo brasileiro já acordou para este fato. Poucas prefeituras estruturam serviços essenciais às mães, mesmo com recursos disponíveis.
Os governos estaduais fazem de conta que não é com eles. Por muitos motivos a mulher e a mãe devem receber muito carinho e atenção hoje. Porém, passando este dia, amanhã, deveremos continuar com esta mesma atitude que hoje transforma todo filho em bom menino.
Muitos dos homens resistirão porque não querem largar o poder de mando na família, na comunidade, no mercado de trabalho, nas ocupações do Estado.
Mas, a mãe e mulher devem cobrar mais atenção à elas. Cabe a nós, homens, entendermos que não faremos nada de importante na vida se elas não forem atendidas nas suas necessidades básicas e na plenitude de sua realização afetiva, pessoal e profissional.

Sem a mulher, sem a mãe, não estaríamos aqui, nem seríamos nem um pouco feliz.
Outros dirão que o homem participou com sua sementinha na reprodução . É verdade, mas parou por aí. A mulher empata o jogo quando entra com o óvulo para a reprodução.
Depois, a mulher nos dá uma goleada na concepção da vida, no desenvolvimento biológico, psicológico e social. Todas as homenagens que possamos fazer às nossas mães, e em extensão às mulheres, hoje e em todos os dias, ainda não serão suficientes para o reconhecimento pleno a este ser humano especial.
À todas as mães, à todas as mulheres!
Obrigado por nos dar a vida e continuar, depois de nascermos, a continuar lutando pelos seus filhos e pelos filhos de outras mães.
Que nós, homens, conheçamos o modo feminino de ser e aprendamos a lição de melhor viver.
************
Escrevi este pequeno texto, pensando nas vidas das minhas avós Tóoia e Rosa, na minha mãe Neli, em 4 irmãs (Agda, Gisa, Adenise e Ângela), dezenas de primas e sobrinhas, nas professoras, nas amigas que tenho e sempre terei, nas namoradas que tive, na minha companheira Dirlane, nas minhas duas filhas, Mel e Ana Lua.
Como homem já maduro, aprendi muito com elas, e continuo aprendendo, graças a Deus.
Eu não sou besta. Eu quero é ser feliz!
Não há possibilidade de felicidade humana sem a mãe e a mulher.
************ Para completar o homem,

Deus fez a mulher...

Mas para participar do milagre da vida,

Deus fez a Mãe.

Para liderar uma casa,

Deus fez a mulher...

mas para edificar um lar,

Deus fez a Mãe.

Para estudar, trabalhar e competir,

Deus fez a mulher...
Mas para guiar a criança insegura,

Deus fez a Mãe.

Para os desafios da sociedade,

Deus fez a mulher...

Mas para o amor, a ternura e o carinho,

Deus fez a Mãe.

Para fazer qualquer trabalho,

Deus fez a mulher...

Mas para embalar o berço

e construir um caráter,

Deus fez a Mãe.

Para ser princesa,

Deus fez a mulher...

Mas para ser Rainha

Deus fez a Mãe.
Autoria desconhecida

Um comentário:

Hélio Silva disse...

Boa Noite Banu, por favor, envie seu e-mail para helio@acidadeweb.com pois preciso urgentemente entrar em contato com você!

Postar um comentário