segunda-feira, 2 de maio de 2011

Governo de Minas recebe 60 prefeitos do Vale do Jequitinhonha

Governo de Minas recebe 60 prefeitos do Vale do Jequitinhonha
Governador Anastasia foi o grande ausente do Encontro

O secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales Jequitinhonha, Mucuri e do Norte Minas, Gil Pereira, e o secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, receberam, na terça-feira 26.04, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, cerca de 60 prefeitos. O grupo apresentou a União dos Municípios do Vale Jequitinhonha (Umvale), nova representação política municipal do Vale do Jequitinhonha, que é presidida por Roberto Botelho, prefeito de Jequitinhonha.

Prefeitos marcaram encontro para fazer reivindicações ao Governador Antônio Anastasia que não compareceu ao evento. Na foto: Márcio Kangussu, presidente da Copanor; Gil Pereira, Secretário da SEDVAM; Danilo de Castro, Secretário de Governo de Minas.

Durante a reunião, o Secretário Gil Pereira apresentou a agenda para o desenvolvimento dos vales Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas e os investimentos dos programas e projetos previstos para 2011. “Sabemos da deficiência da região do Jequitinhonha e essa união de esforços dos municípios do vale com o governo de Minas irá gerar investimentos para o desenvolvimento. Somos parceiros da Umvale e sempre que convocados estaremos presentes” afirmou.

O secretário Danilo de Castro destacou a importância da participação dos municípios. “Esta primeira reunião com os prefeitos do vale vai solidificar cada vez mais a participação dos municípios nos projetos do Governo de Minas. O Governador Anastasia sabe das deficiências da região, e tem direcionado ações efetivas para melhoria de qualidade de vida no Jequitinhonha”, disse.

As ações e investimentos para a região da Copasa e do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER/MG) também foram apresentados durante a reunião, que contou com a participação do presidente da Copasa, Ricardo Simões; diretor de operações Norte, Márcio Kangussu; presidente da Copanor, Frank Deschamp; o diretor geral do DER/MG, José Elcio Santos Montenze; o subsecretário de Desenvolvimento Regional, Getúlio Neiva; além de outras autoridades.

Com informações da Assessoria de Comunicação da SEDVAN/IDENE

Comentário do Blog:
Esta reunião poderia ter se dado em dezembro ou janeiro, quando o governo de Minas estava montando o seu escalão principal. No Governo Anastasia, assim como no de Aécio, nenhum cargo importante é ocupado por um gestor do Vale do Jequitinhonha. Apenas a presidência da Copanor, Márcio Kangussu, de Joaíma, representa a região.

Na reunião, nenhum prefeito teve coragem de cobrar a execução de um Termo de Compromisso que o DER MG assinou com o DNIT para asfaltar a BR 367 (trechos Virgem da Lapa-Berilo-Chapada do Norte-Minas Novas e Jacinto-Salto da Divisa-Itagirmirim-Ba).

São R$ 7 milhões repassados para o DER providenciar a elaboração dos projetos da obra e licença ambiental. No próximo 5 de maio faz um ano que o Termo foi assinado. E nada saiu do papel.

O senador Clériston Andrade solicitou ao DNIT a anulação do Termo por não acreditar na eficiência do DER MG. Ele quer que o DNIT, órgão do governo federal, faça as obras que estão incluídas no PAC II.

Tem mais: a ausência do Governador Anastasia da reunião demonstra a importância que o Vale do Jequitinhonha tem para o Executivo de Minas: nehuma. É um descaso com os nossos problemas e a nossa gente.

A notícia do encontro dos prefeitos não saiu sequer no Portal de Notícias do Governo, o Agência de Minas. Ficou relegado à página do Idene que poucos lêem. Nada também de publicar no jornal Estado de Minas, onde o governo manda e desmanda. Só sai o que a Andréa Neves, a poderosa irmã do Aécio, quer.

Um comentário:

Mário Sampaio disse...

Cambada de medrosos de prefeitos que não tem coragem de cobrar esta obra, eu como cidadão comum já cobrei e tenho um ofício do gabinete do governador dizendo que está esperando do DNIT um documento onde pedia algumas mudanças, mudanças estas que o DEMG disse ter feito e agora espera de volta para poder iniciar a licitação, foi o que me disseram neste ofício que recebi na semana passada, já passa de hora de iniciar as obras, vamos ver se sai mesmo, pq prometida foi até pela presidente Dilma em campanha pelo vale nas eleições passadas, tá na hora de parar de enganar o vale e fazer o prometido, pq será que fizeram tantas obras rodoviárias pelo proacesso e não fazem esta br 367? muito mais importante seria ter feito a 367,parece uma falta de conhecimento, de planejamento do governo mineiro e federal, é muito importante para o vale esta estrada, não dá para entender pq ainda não fizeram esta estrada,fizeram estrada até onde não precisava, mas onde precisa não fêz, QUE É A ESTRADA BR 367....

Postar um comentário