quarta-feira, 1 de junho de 2011

Berilo: Festa da Senhora dos Pobres renova a fé católica

Berilo: Festa de Nossa Senhora dos Pobres renova a fé católica

A cidade de Berilo viveu um momento da sua festa mais tradicional: a de Nossa Senhora dos Pobres, ocorrida nos dias 30 e 31 de maio. Porém, houve uma programação vasta, começando no dia 1º de maio indo até o final do mês.

Neste período, foram várias novenas organizadas por Escolas, comunidades rurais, bairros e pelo festeiro Tadeu Contador, morador de Virgem da Lapa, mas berilense de coração.

O ápice da Festa é o dia do Mastro, na segunda-feira, dia 30 de maio, e a Missa, procissão e coroação de Nossa Senhora dos Pobres, no dia seguinte.

Os fiéis católicos renovaram sua fé, assistindo e participando da grande Missa, na manhã deste 31 de maio, concelebrada pelo Bispo Dom Severino Clasen, do Padre José Nuno, Padre Delmiro, natural de Berilo, e de outros 5 sacerdotes das paróquias vizinhas.

As crianças faziam suas promessas vestindo-se de anjos ou simplesmente participando das atividades religiosas.

Os mais velhos eram os mais fervorosos e presentes. Alguns jovens participaram das novenas e missa, mas comentavam o tempo todo sobre a expectativa das bandas de axé/arrocha/sertaneja que tocariam naquela noite.

Todos os dias as cerimônias religiosas tinham o acompanhamento dos filhos de Chico de Lioca, o afinado Quinteto formado pelos irmãos Majela, Íris, Nazareth, Sérvulo e Heron.

A Filarmônica da Vila de Santo Izidoro animou a festa, com sua alvorada, seus dobrados, marchas, músicas religiosas e valsas, que encantavam quem ouvia a Banda de Música com seus 28 jovens componentes de uma comunidade quilombola.

O sucesso dos foguetes e girandas foram um show à parte, principalmente no dia do Mastro e noite de 31 de maio, quando um espetáculo pirotécnico pintou o céu de Berilo de cores, estrelas, chuvinhas, lágrimas, criando uma pintura rápida de rara beleza.

Festa profana
As atividades festivas, profanas, da Festa, aconteceram na Praça Dr Antônio Carlos, em frente à Prefeitura Municipal, onde foi armado um grande palco para apresentações de bandas e duplas sertanejas nos dias 28, 29 e 30 de maio. Os mascates montaram as suas barracas de lona preta, espalhando-se pela praça, vendendo de tudo: desde materiais eletrônicos (CD, DVD, MP, celular) até panelas, roupas, calçados, roupas de cama e mesa.

As grandes atrações foram a Banda Santa Nova, que se apresentou no domingo, dia 29 de maio, e a Banda GV Brasil, que deu um show inesquecível, na madrugada de segunda para terça-feira. 30 para 31 de maio. Outras atrações musicais completaram a festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário