sábado, 5 de setembro de 2009

SEMANA CULTURAL - VALE DO JEQUITINHONHA
Jenipapo de Minas - Médio Jequitinhonha
Festa de Nossa Senhora da Conceição
A tradicional e popular Festa de Nossa Senhora da Conceição, realizada entre os dias 05 e 08/09, estimula e fortalece as manifestações culturais locais reunindo grupos folclóricos como os tamborzeiros, banda de música, cultura negra, vilão, entre outros. Parceria: Paróquia de São Sebastião e Filarmônica Nosso Sonho
Data: 05/09 a 08/09/2009

Virgem da Lapa - Médio Jequitinhonha
Encontros de Grupos
Realização de um grande encontro dos grupos culturais populares com o objetivo de valorizar o talento e a cultura do Vale do Jequitinhonha. Parceria: Centro Cultural Tambori, Aprisco, Copasa e Cemig
Data: 12/09/2009

Virgem da Lapa - Médio Jequitinhonha
Exposição - Virgem da Lapa
Realização de exposição do artesanato local, do acervo fotográfico e mobiliário antigo que permita aos visitantes fazer um passeio pela história do município.
Data: 13/09/2009

Itaobim - Médio Jequitinhonha
Semana da Cultura
Realização de diversos eventos, entre os dias 03 e 07/09, ressaltando a cultura do município como: gincana cultural, apresentação de manifestações folclóricas, espetáculo teatral, feira de artesanato e gastronomia típica. Parceria: Núcleo Audiovisual da Casa da Juventude, GRUFEMI, AIA, ASCAI, Escolas Públicas e ACITA.
Data: 03 a 07/09/2009 - Pça Tiradentes e Praça Afonso Martins (Centro)

Monte Formoso - Baixo Jequitinhonha
Festival do Artesanato
Realização de feira para divulgação e promoção do artesanato regional. Parceria: Associação dos artesãos do Pasmado e Associação dos Artesãos de Santana do Araçuaí.
Local: Praça de Eventos - 05/09/2009 - 12h

Monte Formoso - Médio Jequitinhonha
Festival da Culinária Regional
Realização de festival gastronômico local com o objetivo de valorizar esse aspecto da cultura regional.
Data: 12/09/2009 – 12 h - Praça de Eventos

6º FESPOED - Festival de Poesia de Divisópolis
Realização do festival de poesia com o objetivo de incentivar o intercâmbio entre os artistas do Vale do Jequitinhonha com a valorização da atividade poética e literária.
Data e Horários: 04/09 - 19h e 05/09 - 18h.
Local: Salão Luiz Sandrini - Rua Fetaemg, s/n - Centro

Rubim em folia - Médio Jequitinhonha
Realização de encontro cultural com os grupos de Folia de Reis, Coquis, Terno das Estrelas e Pastorinhas com o objetivo de celebrar, festejar e valorizar a cultura local de Reisado e Boi de janeiro.
Data: 06/09/2009 - Praça Ubirajara Coelho

Capelinha - Alto Jequitinhonha
Comemorações da Semana da Pátria com Apresentações Culturais
Realização de várias atividades culturais como recital de poesias e apresentações de grupos folclóricos e culturais durante a Semana da Pátria.
Local: Praça do Povo - 07/09/2009 - 14 h

Almenara - Baixo Jequitinhonha
Música na Praça
Apresentação do grupo musical CRIAART com o objetivo de valorizar as apresentações musicais na praça e divulgar o trabalho do projeto Escola de Música CRIAART. Parceria: Câmara Municipal e Associação das Crianças e Adolescentes Aprendizes da Arte de Almenara -CRIAART. Data: 05/09/09 - 20 h - Praça Dr. Helio Rocha Guimarães

Monte Formoso - Baixo Jequitinhonha
Exposição na Jornada Mineira do Patrimônio Cultural
Realização de exposição de fotografias, textos, documentos e periódicos mostrando a formação do patrimônio histórico-cultural do município.
Data: 07/09/2009

Curral de Dentro - Area Adene
Mobilização Cultural
Realização de exposição sobre vários elementos encontrados na cultura popular da região retratando as diferentes manifestações, valorizando assim a diversidade cultural.
Data: 13/09/2009 - 08h - Anexo do Mercado

Um comentário:

Unknown disse...

Banu,
fiquei muito feliz quando encontrei, por acaso, seu blog. Sou do Jequitinhonha (Virgem da Lapa) e levo um pedacinho dele em cada lugar e pra cada pessoa que conheço. É muito bom perceber que existem pessoas que respeitam e amam o nosso Vale, assim como eu.
Um abraço,
Magna Nobre

Postar um comentário