quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Psiu Poético destaca poetas do Vale
Poeta Gonzaga Medeiros é um dos homenageados
Poetas do Vale do Jequitinhonha participarão do maior evento literário de Minas Gerais, o 23º Salão Nacional da Poesia, Psiu Poético, que acontece anualmente na cidade de Montes Claros.
Estarão presentes os poetas Gonzaga Medeiros (Fronteira dos Vales), Cláudio Bento (Jequitinhonha), Murilo Antunes (Pedra Azul) e o cantor e compositor Carlos Farias (Almenara). O Psiu Poétco acontecerá do dia 4 a 12 de outubro, em Montes Claros (MG).
23º SALÃO NACIONAL DE POESIA PSIU POÉTICO
- CINEPOESIA A INVENÇÃO DOS GERAES
O tema deste ano vem reforçar o orgulho do norte mineiro e enfatizar o movimento Catrumano, que a partir de suas ações teve o dia oito de dezembro oficializado como o dia dos Geraes, comemorado em 2008 na cidade Matias Cardoso onde nasceu o Estado de Minas Gerais.
Além disso também quer retomar a tradição que Montes Claros tem com o cinema através da produção dos cineastas montesclarenses:
- Carlos Alberto Prates Correia, que realça sua paixão por Montes Claros e região em todos os seus filmes;
- Alberto Graça e Beth Formaggini com seu cinema político e questionador;
- Paulo Henrique Souto com seu cinema poético e teatral e
- Edes Barbosa com seu cinema calcado na história dos geraizeiros e barranqueiros do norte de minas.
Há também a produtora Vânia Catani, de Montes Claros, que vem trabalhando com a nova geração do cinema brasileiro, tendo já produzido filmes do Pedro Bial, Eliane Café e Matheus Narthegaele entre outros.
E outros da nova cena montesclarense que vem produzindo nessa área como Adriana Cursino, Lara Araújo, Fernando Rodrigues, Iésus Filho, Duran Veloso, Andréa Martins.
Veja toda a programação no site
http://www.psiupoetico.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário