quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Barueri-SP e Berilo firmam projeto de solidariedade
Ações são lideradas pela Prefeitura e Fundo Social de Solidariedade
Foto: Alberto Eleutério, empresário; Edmilson Silva, Secretário de Planejamento de Berilo; Sônia Furlan; presidente do Fundo de Solidariedade Social de Barueri, ao lado do esposo, Rubens Furlan, prefeito de Barueri; Lázaro Neves, prefeito de Berilo; Múcio Martins; Álbano Silveira Machado, Assessor da Prefeitura de Berilo; e Fábio Eleutério, Secretário de Saúde de Berilo.

O prefeito de Barueri, Rubens Furlan, convocou na segunda-feira, 21, a imprensa da região para anunciar que vai unir esforços para ajudar com ações humanitárias a cidade de Berilo. Localizada no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, Berilo sofre com a ação da natureza, tem uma população muito carente, e onde falta quase tudo: saúde, educação, saneamento básico, alimentos e infraestrutura.

Antes da coletiva, um vídeo produzido pela equipe da Secretaria de Comunicação Social mostrou a realidade de pobreza em Berilo. As imagens são emocionantes, mostram crianças e adultos que vivem sem o mínimo de estrutura básica, onde falta tudo inclusive água. A única coisa que Berilo tem de sobra é a esperança e os depoimentos coletados no vídeo, mostrando que mesmo com muita pobreza a comunidade sonha com melhorias.

O prefeito de Barueri se emocionou ao assistir o vídeo. Na condição de cidadão brasileiro, Rubens Furlan anunciou que vai organizar ações para ajudar Berilo. “Nossa intenção é chamar a atenção para que as pessoas conheçam a realidade de uma cidade que não tem oportunidade de estar na televisão. Berilo é o Brasil que pouca gente conhece, mas que existe e é triste”, explicou o prefeito de Barueri.

Furlan anunciou em primeira mão, que no final do ano irá realizar na Arena de Barueri um jogo de futebol beneficente. O prefeito disse que vai mobilizar os empresários da região para se unirem à iniciativa, e o dinheiro arrecadado será revertido a instituições abraçadas pelo governo barueriense: Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer (Graacc); Fundação Cafu e programas sociais de Berilo.

O prefeito de Berilo, Lázaro Pereira Neves, reafirmou que governa uma cidade muito carente e lembrou suas origens. O descendente de quilombolas e ex-cortador de cana de açúcar afirmou que encontra forças para continuar o seu trabalho em exemplos como o de Barueri. “Nós viemos buscar forças e intercâmbio para dar continuidade à nossa luta.”
Encontro com Sônia Furlan
No período da tarde a comitiva de Berilo esteve na Secretaria de Ações Sociais e Cidadania, onde foram recebidos pela presidente do Fundo Social de Solidariedade de Barueri e coordenadora do Movimento, Barueri Sou do Bem, Sônia Furlan.


Na ocasião, Sônia organizou um belo evento para receber as autoridades de Berilo. Participaram do encontro os secretários municipais, funcionários, equipes da Gincana do Bem e imprensa.
Sônia ressaltou que este é o primeiro passo para celebrar um tratado de irmandade com Berilo, o que vem ao encontro dos objetivos idealizados pelo Movimento Barueri, Sou do Bem. Sônia acredita que este tratado trará para Barueri muito conhecimento e lições de solidariedade. “Meu desejo é, no dia 10 de dezembro, mobilizar ações para a comunidade de Berilo, levando àquelas pessoas o carinho de todos nós de Barueri.”

Barueri é uma cidade diferenciada, ao conhecer a realidade de Berilo se propõe em ajudar a sua comunidade. Levantamentos foram realizados por profissionais de Barueri que estiveram em Berilo. Agora, o prefeito de Berilo Lázaro e sua comitiva visitaram Barueri e reforçam os laços entre as duas cidades. Fortalecendo a parceria que busca contribuir com uma comunidade carente e que vive uma realidade bem diferente das grandes capitais.
Mais informações e fotos no www.barueri.sp.gov.br

Um comentário:

val disse...

nasci em berilo hoje moro em sao paulo,estou muito feliz com essa parceria em prol dessa cidade que realmente precisa...estarei na cidade em dezembro e desejo conhecer o projeto e se for possivel deixar miha contribuiçao com palestras..sou fisioterapeuta e tenho muita vontade de levar um pouquinho do que sei a meus conterâneos....paraens....valdenia motoso

Postar um comentário