terça-feira, 1 de setembro de 2009

Miséria mineira espalha-se por 4 regiões

Jequitinhonha tem 13 municípios entre os 85 piores de Minas
Norte de Minas tem 31 municípios e se destaca como bolsão da miséria e corrupção. Região tem 6 municípios entre os 8 últimos lugares.

Mucuri emplacou com 13 cidades, e o Rio Doce/Vale do Aço com 18
O Vale do Jequitinhonha ainda não conseguiu tirar a pecha de região atrasada economicamente e com baixos índices de desenvolvimento social. Dos 85 piores municípios de Minas 13 são da região. Melhorou muito, principalmente nos ítens de educação e saúde. Oficialmente, a região possui 43 municípios.
Mas, como região "de miséria", agora tem a companhia do Mucuri e norte de Minas. E, quem diria, do Vale do Rio Doce, que entrou com 18 municípios, sendo 2 nos últimos lugares. O Rio Doce tem o rico Vale do Aço e da dolarizada Governador Valadares.


O Vale do Mucuri com apenas 23 municípios conseguiu a proeza de registrar 13 localidades entres as piores. Esta é uma situação dramática pouco destacada no planejamento governamental e nos meios de comunicação.
Assim, o Jequitinhonha perdeu a primeira posição no ranking dos índices de pobreza e miséria em Minas Gerais. Não é para comemorar, mas o foco da mídia e estudos das faculdades de Montes Claros, Teófilo Otoni, Governador Valadres, Ipatinga e adjacências devem apontar também para o seu próprio umbigo, seu território.

Norte miserável
O norte de Minas sempre foi muito mais miserável do que o Vale. Porém, algumas ilhas de riqueza altamente concentrada, com pólos industriais em microrregiões, pecuária e fruticultura, escondiam a realidade. Os cálculos per capita camuflam a existência dos muito ricos. Que, nos Gerais das Minas, só o norte e Rio Doce tem alguns. Riqueza é pra poucos.

O levantamento feito pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – FIRJAN, que realizou diagnóstico para implantação de indústrias cariocas em Minas, aponta que 31 municípios do norte de Minas estão entre os 85 piores do Estado. A região de planejamento norte de Minas tem 86 municípios. É um índice alarmante.
E o que agrava mais: dos 8 últimos colocados há 6 da região norte-mineira. E mais: o pior índice de desenvolvimento municipal está com São João do Pacuí, também no norte.
Mais um fato grave: todos os esquemas de corrupção estourados pela Polícia Federal e Ministério Público estão lá alguns deputados, prefeitos, vereadores, Secretários e empresários da região.

As autoridades judiciais e policiais ficam estarrecidas com as operações e seus tentáculos nos grotões dos Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário