quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Assentados de Irapé participam de oficinas de artesanato

CEMIG promove oficinas de artesanato com assentados de Irapé
O município de Francisco Sá, no norte de Minas, um dos que receberam reassentados da usina de Irapé, foi escolhido para sediar o evento de abertura das oficinas do Projeto "Artesanato Irapé: Resgatando Valores e Cultura Através do Artesanato". A Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais – Emater-MG realizaram, nesta terça-feira (15/09), às 10:30 h, no Clube Social, o lançamento das oficinas, numa fase decisiva em que as famílias passam a ter as vivências práticas do projeto.
O evento contou com as presenças do presidente da Emater, José Silva Soares, de gestores da Cemig e autoridades locais.
Cerca de 20 artesãos da margem esquerda do Jequitinhonha receberão treinamento entre os dias 14 e 18 de setembro no município.
Além de Francisco Sá, eles são oriundos, também, de fazendas de reassentamento dos municípios de Janaúba, Grão Mogol, Cristália, Botumirim, Montes Claros e Francisco Dumont.
As oficinas são representativas por ser o momento em que as famílias sentem o processo caminhar de fato. "Nessa primeira oficina, o objetivo é proporcionar um encontro de artesãos e promover uma sensibilização; compreender que tipo de artesanato cada um sabe fazer, os saberes que eles detêm", explica a coordenadora Márcia Campanharo Zanetti, da Emater.
Oficina em Capelinha
A primeira oficina da margem direita foi realizada em Capelinha, na semana de 31 de agosto a 4 de setembro. Vinte e duas artesãs participaram da atividade. Elas ficaram entusiasmadas com a oportunidade, uma vez que o objetivo final é oferecer alternativa de ocupação e renda.
A produção foi intensa, mostrando determinação e vontade para produzir e melhorar o que elas já sabem.
Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação da Hidrelétrica de Irapé

Nenhum comentário:

Postar um comentário