terça-feira, 1 de setembro de 2009

Corrida de jegue atrai multidão no Jequitinhonha

Almenara realiza a primeira corrida de jegue
O jegue, também conhecido como jumento, é um animal utilitário e foi ele que serviu como meio de transporte para Jesus (que privilégio!).
É um animal venerado por muita gente que o considera o “carro” da era cristã. Mas o jumento é isso e muito mais... Pois, segundo o Dicionário Aurélio: “jumento é um mamífero da ordem dos perissodáctilos, gênero Equus, espécie difundida no mundo desde tempos imemoriais como animal de tração e carga. (...).”
Imaginem o quanto esse animal é importante, tanto pela sua força quanto pela sua história, apesar de hoje estar obsoleto devido às novas tecnologias da indústria automobilística. Mas que o jumentinho ainda exerce fascínio sobre as pessoas.... disso ninguém duvida.


Esse fato foi comprovado na Primeira Corrida de Jegue realizada em Almenara, dia 30 de agosto, domingo.
Este evento teve como palco o Carcas Bar, propriedade rural localizada a 3 quilômetros do perímetro urbano da cidade, onde uma multidão se acotovelava para ver a carreira do bicho.
O acontecimento foi propagado aos quatro cantos da cidade e região, sendo o jumento, portanto, protagonista mais uma vez de um fato inédito. Muita gente enfrentou intempéries para chegar-se ao local da festa do jegue.


A estrada da Água Bela nunca sofrera congestionamento como nesta ocasião, com muita gente aguardando ansiosa o jegue ganhar velocidade para uma vitória consagradora.
Foram poucos os competidores que se propuseram ao intento, o que frustrou muitos que queriam testemunhar a disparada do animal em meio a tanta curiosidade.
Máquina Turbina vence
Conforme Carcará, que venceu a prova com “Máquina Turbina”, o animalzinho montado por ele é esperto e atingiu uma velocidade extraordinária, perfazendo 200 metros em 15 segundos. O jumentinho vencedor pertence a Josias da Sapata. O segundo colocado foi Caio, que fez parceria com o jumentinho “51”, animal pertencente ao empresário Ildemar Ferraz.
O certo é que a Primeira Corrida de Jegue de Almenara virou uma grande atração, pois chamou a atenção também por outro aspecto, qual seja a escassez de eventos durante os fins de semana na cidade.

Urgente se faz que acontecimentos culturais, esportivos, entre outros, possam ser planejados com maior organização e com apoio do Poder Público.
Que sejam colocados em prática eventos como este, o mais breve possível, uma vez que o povo almenarense adora se divertir nos dias de descanso do batente.
João Avelar, do Diário do Jequi, de Almenara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário