quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Fundação da Vale cria Estação do Conhecimento
Projeto quer beneficiar 1.500 crianças e jovens
Diamantina – Alto do Jequitinhonha
A Fundação Vale do Rio Doce desenvolverá um projeto de formação profissional e atividades culturais e físicas, em Diamantina, no Alto do Jequitinhonha. O projeto irá atender a 1.500 crianças, adolescentes e jovens, de 7 a 19 anos, de 23 municípios do Alto do Jequitinhonha.
O investimento previsto é de R$ 10 milhões, custeado pela Fundação Vale do Rio Doce.
"Vamos oferecer desenvolvimento físico para os jovens, com o esporte, através do atletismo, natação, futebol e judô; desenvolvimento emocional, com atividades culturais, como artesanato e música, e desenvolvimento profissional, com qualificação profissional com cursos de pedreiro, carpinteiro, por exemplo", explicou o diretor-superintendente da Fundação Vale do Rio Doce, Silvio Vaz de Almeida.
A Estação do Conhecimento vai atender também à população adulta, com cursos de excelência, além de oferecer espaço para comercialização de produtos da comunidade rural. "A Escola vai até a comunidade e organiza a sua produção. Vamos desenvolver planos de negócios para cada produtor", detalhou. Segundo Silvio Vaz, o espaço deve ser inaugurado até 2011.
A seleção dos jovens que serão atendidos na Estação do Conhecimento será realizada pela Fundação Vale do Rio Doce. Segundo Silvio Vaz, será uma espécie de vestibular para a escolha daqueles que mais se destacam nas áreas oferecidas. "O critério será a meritocracia. Vamos pegar os talentos, as excelências para que eles se transformem em símbolos de desenvolvimento", afirmou.
O que é o Estação do Conhecimento
A Estação Conhecimento - Núcleo de Desenvolvimento Humano e Econômico é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e foi cons-tituída nesse modelo para proporcionar a participação direta da comunidade. A organização tem como parceiro gestor a Fundação Vale e conta também com a parceria das prefeituras e da sociedade civil organizada. A idéia é proporcionar um legado de conhecimento às comunidades, para que elas possam ser capazes de protagonizar o seu próprio desenvolvimento, em longo prazo, quando a mineração não estiver mais presente.
O projeto Estação Conhecimento amplia o conceito da escola tradicional, porque trabalha com a visão de desenvolvimento humano e econômico da sociedade integrada ao mercado.
O programa atua no desenvolvimento físico, com esporte de alto rendimento (atletismo, judô, futebol e natação); emocional, por meio da cultura (teatro, dança, música e artes); e intelectual, através da qualificação profissional.
Esse último item aborda as temáticas relacionadas às demandas da área rural e urbana, de acordo com a realidade de cada região, além do fomento ao empreendedorismo.
A Estação do Conhecimento já foi implantada em Tucumã e Carajás, no Pará.
Fonte: Com informações da Agência Minas e do Centro de Estudos da Sustentabilidade da FGV – Fundação Getúlio Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário