terça-feira, 15 de setembro de 2009

Escola Família Agrícola ameaçada de despejo

Abaixo-assinado
Contra despejo da Escola Família Agrícola Bontempo
Itaobim – Vale do Jequitinhonha
Ref. PROCESSO N.º 1.0414.07.016973-8/008. em trâmite na Vara Única da Comarca de Medina-MG e atualmente em grau de recurso no TJMG. l
Nós, agricultores e agricultoras, lideranças de Sindicatos de Trabalhadores Rurais do Vale do Jequitinhonha, vem perante todas as autoridades competentes e sensibilizadas com as questões do meio rural, respeitosamente solicitar um apoio na intermediação para que se evite a ordem de despejo da EFA BONTEMPO e para uma articulação em prol da DESAPROPRIAÇÃO da propriedade Fazenda Córrego do Brejo, município de Itaobim-MG, onde funciona a Escola Família Agrícola Bontempo.
Nossa história evoluiu nas últimas décadas, através de inúmeras instituições e entidades e, em particular, nesse Vale do Jequitinhonha, MG, através dos Sindicatos de Trabalhadoras e Trabalhadores, Comunidades e Associações Rurais, Prefeituras dos Municípios do Vale do Jequitinhonha, MG , além de outros espaços da Sociedade Civil, tais como, Conselhos Municipais, Comissões, Fóruns de Articulação e Desenvolvimento entre outros...
Um dos nossos antigos sonhos: a possibilidade de criarmos em nossa região uma instituição de ensino, com educação de qualidade que atenda e garanta os conhecimentos e praticas necessárias, valorizando nossa cultura e o amor pela terra como fonte e base do sustento de toda a nossa Sociedade.
Assim nasceu há 10 anos a AEFAMBAJE – CNPJ 03.593.777/0001-03 (ESCOLA FAMÍLIA AGRICOLA BONTEMPO de Ensino Médio, Técnico em Agropecuária para as filhas e filhos de Famílias de Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais do Vale do Jequitinhonha, MG.)
Nesse espaço físico, além das benfeitorias da Escola Família Agricola, tais como, prédios escolares, alojamentos, casa do mel, hortas, cultivos diversos, aguadas, poços, animais entre outros, existe uma História de lutas e mobilizações de Mulheres e Homens, trabalhadoras e trabalhadores do Campo, em prol de uma Educação Contextualizada com a Realidade Camponesa do Vale do Jequitinhonha, a qual valoriza os saberes e a cultura desse povo e suas comunidades.
Somos um povo que luta para manter nossos valores voltados à Promoção da Dignidade Humana, Respeito às Pessoas e à Defesa dos Direitos Sociais, através das lutas pela Educação, Saúde, Habitação, Reforma Agrária, Luta pela Terra, Defesa e Preservação da Natureza e pelas Relações de Gênero, ou sejam, relações mais eqüitativas entre Homens e Mulheres.
Nestes 10 anos de atividades da Escola, são inúmeros os formandos que estão atuando em diferentes organizações governamentais e não governamentais. Muitos já concluíram o Terceiro Grau em diferentes especializações.
No processo de mobilização e busca de parcerias para implantação da EFA Bontempo, a Fundação Brasileira de Desenvolvimento – FBD, mediada pelo Padre Felici Bontempi, seu presidente, cedeu em regime de comodato por tempo indeterminado, um terreno de 27ha para construção da EFA. O próprio padre Felici mediou, na Itália, país de onde ele é proveniente, a captação de recursos para a construção da EFA. A EFA foi construída de boa fé, pela AEFAMBAJE no terreno cedido pela FBD, com a anuência do Pe. Felici. Junto, a FBD também cedeu uma casa e um galpão, esses foram devolvidos à FBD.
Neste ano de 2009 temos mais de 100 jovens cursando do 1o. ao 3o. ano escolar – ensino médio, além da Equipe Pedagógica e Funcionários que, nestes dias, estão convivendo, sob tensão, a insegurança de serem obrigados a interromper, no meio do ano escolar, seus sonhos e projetos de vida, tudo em virtude da ordem de despejo injusta e violenta que a EFA está sujeita a sofrer.
Portanto, solicitamos das autoridades consideração especial às necessidades, sonhos e projetos de cada um desses jovens, suas famílias e as expectativas para o desenvolvimento humano e econômico sustentável neste nosso Vale do Jequitinhonha.
Sem mais, agradecemos sua especial atenção neste momento tão dolorido para nós.

5 comentários:

Zan disse...

A EFA Bontempo foi construída com o suor e sonho dos agricultores da região e não é justo que um padre acabe com todo esse trabalho dos movimentos sociais.
Abaixo o despejo da EFA Bontempo!!!!!!

Álbano Silveira Machado disse...

Zan, concordo com você.
Este é um projeto coletivo, com muito investimento pessoal, financeiro, social e político. Muita gente já doou muitos anos de sua vida a este projeto coletivo.
Abaixo o individualismo, seja de padre, bispo, liderança sindical, politico profissional ou quem quer que seja.
Este é um projeto dos trabalhadores. A função social da Fazenda Santa Luzia estará em boas mãos se a Justiça decidir a favor da EFA Bontempo.
Seria a decisão mais justa!

SE DEUS É POR NOS QUE SERA CONTRA NOS disse...

sou um jovem que se formou nesta escola e acho um abisurdo oq ue aquele padre esta fazendo pois lá é um local onde todos os jovens da região do baixo e medio jequitinhonha podem estudar agora fica uma pergunta no ar, o que será desses alunoq ue estama estudando nesta escola? e estou com escola para o que der e vier, podem contar comigo.

myirna gabryella disse...

a efa paulo freire decha seus votos de muita sorte.
esperamos que vcs consigam vencer mais essa batalha!
não esquesam o povo unido jamis sera vencido!!!!
Mirna Gabriela Ribeiro
estudante 2 ano EFAPF
bjs boa sorte!
"o ser humano ainda vai acabar se matando se continuar destruindo tudo a sua vouta.A natureza,os orgãos que apoião a cultura,e as efas q querem um mundo melhor e lutam pela melhoria das zonas rurais e para acabar com o esodo rural."autora:Mirna Gabriela.

SORTE
E QUE
DEUS OS
ABENÇOE
MUITO!!.

myirna gabryella disse...

sorte

Postar um comentário