quarta-feira, 2 de setembro de 2009

RECIVIL realiza mutirão de documentos civis no Vale do Jequitinhonha
Sindicato de Oficiais de Registro Civil das Pessoas realiza projetos sociais para emitir documentação básica de cidadãos
A situação de grande quantidades de famílias situação de vulnerabilidade social na região do Vale do Jequitinhonha foi um fator que motivou o Recivil - Sindicato de Oficiais de Registro Civil das Pessoas a levar gratuitamente às cidades de Felisburgo, Joaima e Jequitinhonha, no nordeste de Minas, a documentação civil básica.
O evento fez parte da Décima Primeira Etapa da Caravana da Assistência Social e foi realizado entre os dias 28 a 30 de agosto.
Além do registro civil, as pessoas que compareceram aos eventos puderam adquirir a segunda via da certidão de nascimento, casamento e óbito, carteira de trabalho, CPF, carteira de identidade, título de eleitor e fotos 3x4, através de parcerias com as prefeituras, Instituto de Identificação da Polícia Civil e a Delegacia Regional do Trabalho.
A primeira ação ocorreu no município de Felisburgo, no Ginásio Poliesportivo.
Giovane José de Novaes, de 67 anos, procurou a Caravana para corrigir um erro na sua certidão de nascimento e em todos os seus documentos. "Na certidão está marcando que eu nasci em 1950, mas eu nasci em 1940, tenho 67 anos", disse. A equipe do Recivil explicou a Giovane que isso pode dificultar sua aposentadoria, já que teria que trabalhar um período maior para poder receber o benefício.Ele deu entrada no processo que será enviado ao juiz da Comarca para corrigir o erro na certidão.
Este também é o caso dos moradores de Giru, distrito de Joaíma que recebeu a equipe do Recivil. Segundo o gestor do Bolsa Família do distrito, Tales, o evento foi realizado no distrito para facilitar o acesso e a orientação às pessoas.
"Essa ação foi muito necessária, já que aqui as pessoas não podem se cadastrar no Programa pela falta do CPF e pelo estado das certidões, que estão muito velhas", explicou.
A maior demanda ocorreu no município de Jequitinhonha, que atendeu cerca de 300 pessoas à procura de segundas vias de certidões. Para o Oficial do cartório, Josemar Ferreira de Souza, a necessidade no município é sempre constante. "A dificuldade financeira é muito grande, e esse evento que o Recivil tem apresentando ao povo aqui do Vale teve um papel preponderante".
Fonte: com informações da Assessoria de Comunicação do Recivil

Um comentário:

Quotidiano disse...

_Puberdade..Ter 15 anos no vale, é ser criança num eterno passeio de carrossel!

Postar um comentário