sábado, 12 de setembro de 2009

Itamarandiba quer proteção de mananciais
Município é considerado a caixa d´água do Jequitinhonha
Aconteceu no dia 01 de setembro, no Centro Social Mali Martin, o lançamento do Sistema Integrado de Proteção dos Mananciais (SIPAM) em Itamarandiba. A implantação do programa é resultado da parceria firmada entre Prefeitura Municipal, através da Diretoria de Meio Ambiente, e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA).
A solenidade contou com a participação do Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Itamarandiba, Silvio Bravo, no ato representando o Prefeito Tom Costa, da Gerente da COPASA do Distrito do Alto Jequitinhonha (Diamantina), Luciana Caribé, Presidente do Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente (CODEMA), Flávio Fernandes, Coordenador do SIPAM, Eduardo Jorge de Oliveira, além de vereadores, alunos de escolas públicas e particulares e representantes do IEF, EMATER-MG, IMA, sindicatos e associações.
No evento, o Coordenador, Eduardo de Oliveira, mostrou como o programa é utilizado e implantado, o campo de atuação e os resultados que se espera dele. Oliveira mencionou que o SIPAM estimula a constituição de parcerias e aconselhou “devemos pensar globalmente, mas, agindo localmente. Lembro que o programa é gradativo e de responsabilidade de toda a sociedade.”.
O Coordenador fez questão de dar ênfase quanto a área de atuação do SIPAM. Segundo ele, o programa atua na recuperação e proteção de nascentes, recomposição de vegetação natural, construção de fossa séptica, recuperação das áreas degradadas (bacias de contenção) e educação ambiental.
O programa visa o desenvolvimento sustentável da região e tem como objetivo promover e executar a gestão compartilhada das águas das sub-bacias onde a COPASA tem captações. Com isso, de acordo com a Gerente, Luciana Caribé, a empresa assegura a oferta adequada em qualidade e quantidade de água aos populares. Ela falou, ainda, da importância da parceria e da preocupação que deve haver com o meio ambiente. “É obrigação de todos nós preservarmos; mas, isso só é possível se houver parcerias como essa da Prefeitura de Itamarandiba, entidades e principalmente parceria com a comunidade.”, diz a Gerente.
Proteção para 985 nascentes
Já o presidente do CODEMA – Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente, Flávio Fernandes, lembrou que no município itamarandibano existem 985 nascentes, mas, que infelizmente a maioria não é protegida. De acordo com ele, a implantação do SIPAM no município mudará os hábitos e os conceitos de muitas pessoas. “Aqueles que não tem consciência da importância da proteção das nascentes e mananciais terão a oportunidade de rever suas atitudes. Itamarandiba é a caixa d’água do Jequitinhonha e se um dia sofrermos com a falta de água é por nossa inteira irresponsabilidade.”, alertou.
Ao final do evento foi criada a comissão do SIPAM em Itamarandiba, tornando-se conselheiros representantes dos poderes executivo, legislativo e de órgãos governamentais, alunos, professores e empresários.
Ernane Fróis da Ascom - Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário