A Câmara dos Deputados fará mais um
debate sobre a situação da BR 367 que corta todo Vale do
Jequitinhonha, no nordeste de Minas, unindo Diamantina-MG a Porto
Seguro, no sul da Bahia.
A principal problemática é a
ausência de asfalto em cerca de 121 km, em dois trechos : entre
Minas Novas- Chapada do Norte- Berilo- Virgem da Lapa, no Médio
Jequitinhonha, e Almenara-Jacinto-Salto da Divisa-Itajimirim (BA), no
Baixo Jequitinhonha.
Nesta
terça-feira, 27.10, haverá uma Audiência Pública na Comissão de
Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da
Câmara dos Deputados, a partir das 14h30 horas.
Esta
Audiência foi solicitada pelo deputado estadual Jean Freire (PT-MG)
que vem lutando pela melhoria das condições de estradas e rodagens
no Vale do Jequitinhonha, principalmente pela pavimentação
asfáltica da BR 367 e LMG 677 ( Virgem da Lapa-Lelivéldia-Ijicatu,
em José Gonçalves de Minas.
Antes de embarcar para Brasília, o deputado Jean Freire disse que não vai refrescar ninguém, pois pretende representar os sentimentos do povo do Vale que vem sendo desprezado, em toda a história, por todos os governos. Ele vai cobrar de todas as autoridades presentes à Audiência Pública uma posição clara e determinada para a realização da obra tão sonhada pelo povo do nordeste de Minas.
Para
debater a ausência de asfalto e o jogo de empurra sobre manutenção
da BR 367, entre o DNIT e o DER-MG, estarão presentes:
-
Antônio Carlos Rodrigues, Ministro de Estado dos Transportes;
-
Luiz Antônio Ehret Garcia, Diretor de Infraestrutura Rodoviária do
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT);
-
Deputado Estadual Jean Freire (PT-MG);
-
Célio Dantas de Brito, Diretor-Geral do Departamento de Estradas e
Rodagens de Minas Gerais;
-
Murilo De Campo Valadares, Secretário de Estado de Transportes e
Obras Públicas/SETOP – MG.
-
Antônio Rodrigues dos Santos, Prefeito Municipal de Bandeira e
Presidente da Nova Associação dos Municípios do Baixo
Jequitinhonha (Nova AMBAJ);
A
autoria do requerimento foi do Deputado Zé Silva, do SD/MG.
BR
367: a rodovia de integração do Vale do Jequitinhonha
A história da construção da BR 367 demonstra que sua concepção, elaborada pelo presidente, JK, natural de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas, que ela serviria para alavancar o desenvolvimento regional, unindo duas cidades eleitas como Patrimônio Cultural da Humanidade: Diamantina, em Minas, e Porto Seguro, na Bahia.
Planejada
na década de 50, no Governo JK, foi projetada e chamada de Estrada
Definitiva. São 733 km que teve o objetivo de integrar o nordeste de
Minas com o nordeste brasileiro. A rodovia corta todo o Vale do
Jequitinhonha, do trevo de Diamantina/Serro/Gouveia, em Minas, até
Porto Seguro.
Saindo
do sul da Bahia, com 63 km no Estado, a rodovia começa em Santa Cruz
de Cabrália, passa por Porto Seguro, Eunápolis e Itagimirim.
Em
Minas Gerais, a BR 367 possui 670 km, seguindo o curso do rio
Jequitinhonha acima, passando pelo municípios de Salto da Divisa,
Jacinto, Almenara, Jequitinhonha, Itaobim, Itinga, Araçuaí, Virgem
da Lapa, Berilo, Chapada do Norte, Minas Novas, Turmalina, Carbonita,
Couto Magalhães de Minas, Diamantina, Datas e Gouveia.
Porém,
o asfalto que tornaria a BR 367 trafegável, para escoar a produção
e possibilitar a mobilidade das pessoas, no seu direito de ir e vir,
chegou aos pedaços, no varejo.
Somente, em 1979, teve início a sua
pavimentação. E hoje, após mais de 60 anos da idealização da rodovia, cerca de 120 km ainda
se encontram sem asfalto.
Aécio recebeu R$ 59,5 milhões para o asfalto. O DER fez 7 km e uma ponte. Não terminou a obra e prestou contas.
Foram
liberados R$
59,5 milhões pelo DNIT - Departamento Nacional de Infra-Estrutura
Terrestre, do Ministério dos Transportes, para o asfaltamento da BR
367, durante o governo Aécio Neves e
parte no de Itamar.
O
convênio descreve como objeto de convênio a pavimentação dos
trechos de Minas Novas-Chapada do Norte-Berilo-Virgem da Lapa e de
Almenara-Jacinto-Salto da Divisa- Ijicatu(BA), em uma extensão de
121 km.
Depois
de 14 anos paralisada,
com a pressão do então deputado federal Carlos Mota (PSB-MG),
natural de Minas Novas, a obra reiniciou , em 2003, com
a autorização do então Ministro de Transportes, Anderson Adauto.
Mas, paralisou
de novo, em
2005, sem o término da obra.
De
julho de 2002 a dezembro de 2005, o DER-MG recebeu os recursos.
Realizou as obras de 8 km de asfalto entre Minas Novas e Chapada do
Norte, construiu uma ponte sobre o rio Fanado, em Minas Novas, sem
fazer o encabeçamento, ficando tal obra sem uso, desde 2005.
Os
recursos foram liberados de junho de 2002 a 11.07.2005. A vigência
do convênio foi até dezembro de 2008, quando foi feita a prestação
de contas, sem a realização da obra.
O
Governo de Minas, gestão Aécio Neves (2003-2006), recebeu e gastou
o dinheiro, Não realizou as obras, prestou contas e ficou por isso
mesmo.
Confira aqui detalhes do convênio:
Confira aqui detalhes do convênio:
UF: |
MG
|
Município: |
BELO
HORIZONTE
|
Detalhes do Convênio | |
---|---|
Número do Convênio SIAFI: | 479166 |
Situação: | Concluído |
Nº Original: | TT-005/2002 |
Objeto do Convênio: | OBRAS DE COMPLEMENTACAO AS IMPLANTACAO E PAVIMENTACAO DOS TRECHOS MI-NAS NOVA - CHAPADA DO NORTE - BERILO - VIRGEM DA LAPA, KM 369,2 AO KM301,4 DO PNV, COM 69,0 KM DE EXTENSAO E ALMENARA - (ESTACA 500) -JACINTO - SALTO DA DIVISA KM 102,6 AO KM 0,00 DO PNV, COM 88,60 KM DE EXTENSAO E CONSTRUCOES DE OBRAS DE ARTES ESPECIAIS NO TRECHO ALMENARA - SALTO DA DIVISA, NA RODOVIA BR 367/MG. |
Orgão Superior: | MINISTERIO DOS TRANSPORTES |
Concedente: | DEPART. NAC. DE INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTE |
Convenente: | DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM DO EST DE M GERAIS |
Valor Convênio: | 59.546.520,08 |
Valor Liberado*: | 59.546.520,08 |
Publicação: | 05/07/2002 |
Início da Vigência: | 05/07/2002 |
Fim da Vigência: | 31/12/2008 |
Valor Contrapartida: | 6.597.220,00 |
Data Última Liberação: | 11/07/2005 |
Valor Última Liberação: | 1.000.000,00 |
Lula e Dilma prometem realizar asfalto
Em 19.01.2010, o então Presidente Lula e a Ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, prometeram, em praça pública, em Jenipapo de Minas, no Médio Jequitinhonha, a realização do asfalto da BR 367. A obra foi colocada no PAC II com autorização de elaboração de projeto de engenharia. Já vão completar 6 anos da promessa e nada da obra sair.
Histórico do asfalto na BR 367
O
Governo de Minas, até 1989, construiu asfalto de
Araçuaí-Itinga-Itaobim-Jequitinhonha-Almenara, no Médio e Baixo
Jequitinhonha, no nordeste de Minas, com uma extensão de 165 km.
E
fez outro trecho: Diamantina-Couto Magalhães de
Minas-Turmalina-Minas Novas, no Alto Jequitinhonha, com uma extensão
de 220 km.
De
Araçuaí a Virgem da Lapa, em 1991, 38 km, foi feito pelo governo
Hélio Garcia.
Em
maio de 2013, o DNIT publicou uma Ordem de Serviços para a empresa
CONSOL elaborar o projeto técnico de engenharia dos trechos que
ainda não foram asfaltados. O prazo é de um ano e 2 meses para
entrega do projeto da obra. Depois, novo edital deve ser publicado
para a concretização do asfalto.
A Consol ficou de entregar o projeto de engenharia até o dia 10.05.14 do trecho de Minas Novas-Virgem da Lapa, no Médio Jequitinhonha, e em junho, o de Almenara-Salto da Divisa, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas.
A Consol ficou de entregar o projeto de engenharia até o dia 10.05.14 do trecho de Minas Novas-Virgem da Lapa, no Médio Jequitinhonha, e em junho, o de Almenara-Salto da Divisa, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas.
O
que foi feito de fato?
Os
projetos de engenharia dos dois trechos da rodovia já estão prontos
e entregues ao DNIT?
O
que é preciso para a obra ser licitada?
A
RESPONSABILIDADE É DE QUEM?
É
preciso deixar bem claro para a sociedade mineira e o povo do Vale do
Jequitinhonha, em particular, qual é o órgão responsável pela
manutenção da BR 367.
Por
muitos anos, o governo federal fez acordo de cooperação com o
governo de Minas na administração da BR 367. Mas, isso nunca ficou
bem claro para a sociedade.
Quando
o povo do Vale do Jequitinhonha cobra do DER de Minas, há
informações que a rodovia é federal. Quando se cobra do DNIT,
retorna a responsabilidade para o DER , do Governo de Minas.
Exército
Um
grupamento de Araguari do Exército Brasileiro,
assumiu a partir de 15.01.2014 a manutenção de um trecho de 62 km da
BR-367, entre os municípios de Virgem da Lapa e Minas Novas..
O
convênio entre o Exército e o DNIT- Departamento Nacional de
Infraestrutura Terrestre- para a manutenção do trecho, por 2 anos,
é de R$ 23 milhões.
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