domingo, 3 de março de 2013

Governo recebe entidades rurais para tratar dos problemas da seca nas regiões Norte e Jequitinhonha


Em reuniões na Sedvan e Semad, principais reivindicações foram relacionadas a questões da infraestrutura hídrica e da comercialização e alimentação do rebanho


A pauta dos encontros incluiu os vários problemas econômicos e sociais provocados por um dos períodos de estiagem mais severos e prolongados das últimas décadas

Representantes de dezenas de entidades rurais do Norte e Nordeste do Estado, cuja área de atuação abrange mais de 80 municípios, incluindo Montes Claros, Januária e Janaúba, foram recebidos na terça-feira (27) em uma  série de reuniões realizadas na Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), com coordenação do secretário Gil Pereira.

Também participaram o secretário de Estado Elmiro Nascimento (Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Seapa), acompanhado do seu adjunto, Paulo Afonso Romano; e o secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Fazenda, Pedro Meneguetti. O grupo foi ainda recebido pelo secretário de Estado Adriano Magalhães (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad).
  
A pauta dos encontros incluiu os vários problemas econômicos e sociais provocados por um dos períodos de estiagem mais severos e prolongados das últimas décadas, que se estende desde 2012.

Entre as principais reivindicações, além das questões relacionadas à comercialização e à alimentação do rebanho, também foi debatida a infraestrutura hídrica, especialmente para a construção de barramentos ao longo dos rios, buscando a sua perenização.

Água
 “As perdas na lavoura e na pecuária são muito severas e afetam gravemente a economia da região. É necessário facilitar a comercialização emergencial do rebanho remanescente, por meio de condições tributárias especiais, sob pena de morrerem as últimas cabeças. O mesmo vale para a alimentação (milho) para o gado. Além disso, precisamos de soluções em caráter mais definitivo para a escassez de água, evitando-se a dependência dos caminhões-pipa”, disse o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros, Ricardo Laughton.

Outro ponto importante, para o qual os produtores pedem apoio do Governo do Estado, refere-se aos ataques de gafanhotos que estão eliminando as pastagens já bastante empobrecidas.
  
O secretário de Estado Gil Pereira citou várias iniciativas que trarão soluções estruturantes para a questão da falta de chuva e de água na região, principalmente durante os períodos de seca, como o Projeto Jequitaí (irrigação) e as barragens dos rios Congonhas e Vacaria, além das cisternas de polietileno e de alvenaria (placas) para captação de água da chuva. “São parcerias entre os Governos do Estado e Federal, relacionadas ao Programa Água para Todos, incluindo em certos casos a iniciativa privada. Buscaremos também viabilizar os barramentos ao longo dos rios e os outros pedidos dos produtores”, disse o secretário.
  
A comissão de produtores rurais e técnicos incluiu, entre outros, os presidentes da Sociedade Rural de Montes Claros, Osmani Barbosa Neto; da Associação dos Sindicatos dos Produtores Rurais do Norte de Minas e Jequitinhonha (Aspronorte), José Aparecido Mendes Santos; dos sindicatos dos Produtores Rurais de Januária, Marcelo Souto; de Brasília de Minas, Klaus Pacheco Vieira; de Várzea da Palma, Maurício Ferreira Cruz Homem; de Santo Antônio do Retiro, Manuel Wilson Costa; do Consórcio Intermunicipal da Serra Geral, Hélio Pinheiro (prefeito de Catuti); o secretário-adjunto de Agricultura Familiar de Montes Claros, Arquimedes Batista Neves Teixeira; a representante da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), Fátima Guedes; e o gerente regional da Emater-MG, Ricardo Peres Demicheli.

Carlos Humberto Luz, da SEDVAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário