quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Começa em Minas Gerais a Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional


O objetivo é discutir as  políticas federais de 

desenvolvimento no estado


Nesta quarta-feira (1º.08)  começa, no âmbito das etapas estaduais, a I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (CNDR), os encontros estaduais que irão compor o esforço de territorialização do Plano Brasil Maio .
 A primeira etapa será de mobilização e definição da pauta setorial e temática de cada estado, em seguida, serão realizados seminários estaduais do Plano Brasil Maior.
Nas conferências, os núcleos estaduais de Arranjos Produtivos Locais (APL), da Rede Nacional de Política Industrial (Renapi), e da Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (Renai) vão trabalhar para que, por meio da articulação entre agentes públicos e privados, o Brasil Maior esteja presente em todo País. Esse esforço vai resultar na construção conjunta de agendas de desenvolvimento produtivo estaduais, com foco no adensamento de cadeias produtivas locais, regionais e nacional, no enraizamento das atividades produtivas locais, nas compras governamentais e nas agendas tecnológicas estaduais.
Em Minas Gerais vão participar representantes do núcleo estadual e serão apresentados e debatidos o contexto, as oportunidades e propostas de convergência de políticas e de agendas de desenvolvimento, além de encaminhamentos para seleção de setores prioritários e temáticas centrais para Minas Gerais.
O Plano Brasil Maior constitui uma política industrial, tecnológica, de serviços e de comércio exterior do governo federal para o período de 2011 a 2014, com foco no estímulo à inovação e à competitividade da indústria nacional. O Plano estabelece as diretrizes setoriais que visam à melhoria da eficiência produtiva, à modernização tecnológica e ao aumento da produtividade da indústria brasileira em escala internacional.
A Conferência de Desenvolvimento Regional de Minas Gerais será realizada na Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas, a partir das 14 horas, desta quarta-feira. Continuará amanhã e seta-feira.
A Conferência terá um perfil mais técnico pois foi pouco divulgada na sociedade, tendo os movimentos sociais pouca participação em tão importante evento para o desenvolvimento regional do país.
Alguns representantes de municípios do Vale do Jequitinhonha estarão participando. Há confirmação de técnicos do setor público e participantes de movimentos sociais de Capelinha, Padre Paraíso, Almenara, Coronel Murta e Virgem da Lapa.
Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário