sexta-feira, 7 de outubro de 2011




Reitor aprova campus da UFVJM em Janaúba e Unaí O reitor da UFVJM, Pedro Ângelo, estava nervoso com a apresentação de vários documentos de representantes do Vale que mostravam o seu desprezo pela região.
Quase tudo o que Reitor da UFVJM – Universidade Federal dos Vale dos Jequitinhonha e Mucuri, Pedro Ângelo queria, aconteceu: o CONSU – Conselho Universitário aprovou a criação de campi em Janaúba e Unaí na nossa Universidade. O prefeito de Janaúba, José Benedito, defendeu a criação do campus na sua cidade
A reunião aconteceu em Diamantina, neste dia 07.10. O Conselho Universitário da UFVJM, dominado por diretores de Unidades de Ensino da Universidade, indicados por ele, em sua 69ª Reunião Ordinária, fez o que o chefe mandou. A proposta de incorporar esses campi à UFVJM foi articulada nos bastidores por políticos e pela Reitoria.


No CONSU só existem um representante da sociedade civil, 3 estudantes e 2 técnicos administrativos, todos eleitos diretamente. O restante, 27 membros, é indicado direta ou indiretamente pelo Reitor.
Cidadãos do Vale discutem com o Reitor que quer mantê-los fora da Universidade. Na foto: o médico suplente de deputado estadual Jean Freire, advogado Fábio Xavier, psicólogo Álbano Silveira Machado e o Reitor Pedro Ângelo.
Vários cidadãos/ãs do Vale questionaram tal atitude, pois várias cidades do Vale já haviam pleiteado campus mas não foram atendidas. Documentos foram elaborados, mas o Reitor nem quis saber: passou como um trator em cima de tudo.


O Conselho Universitário aprovou que a Universidade poderia abrir campus em todo o estado de Minas Gerais e não só nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Esta decisão desrespeitou vários documentos da própria Universidade que afirmava que o Vale do Jequitinhonha teria prioridade.


Alguém gritou que o Conselho era autoritário. O Reitor pediu para os guardas fazerem a retirada de quem protestasse. Eu não aceitei sair da platéia, só sairia com os representantes do Vale que estavam sendo despeitados.

O nervosismo e o autoristarismo do Reitor não abalaram o ânimo do Movimento "A Universidade é nossa!"

A aprovação obteve 21 votos favoráveis, cinco contrários e quatro abstenções dos 30 conselheiros presentes à reunião, que foi presenciada por dezenas de representantes das cidades de Araçuaí, Diamantina, Berilo, Capelinha, Coronel Murta, Itinga, Itaobim, Minas Novas, Virgem da Lapa e Janaúba, do norte de Minas.


Todas as fotos sao do Higino Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário