terça-feira, 25 de outubro de 2011

Cacá fala sobre Dom Enzo

Cacá fala sobre Dom Enzo

Prezadas e Prezados,

Comunicamos que nesta madrugada, depois de uma longa vida dedicada ao Povo do Vale do Jequitinhonha(mais de 50 anos),em especial á juventude carente rural, ás crianças e aos idosos, ás Comunidades Eclesiais de Base, o defensor do desenvolvimento sustentável das comunidades do Vale, da sua potencialidade, da sua cidadania, da valorização do homem e mulher do campo, DOM ENZO …foi habitar o andar de Cima! Vários foram os “meninos e meninas” do erroneamente chamado Vale da Miséria - o que é interessante para alguns - que puderam pelo
seu ideal e dedicação exclusiva, de DOAÇÃO total, trilhar caminhos outros, antes não permitidos ou disponibilizados pelo poder politico e social vigentes. São hoje, Homens e Mulheres diferentes, muitos atuantes nas áreas de estudo escolhida/ofertada fora do habitual que lhes era disponibilizado mas principalmente, SERES HUMANOS que estão a fazer e farão diferença em suas Familias, nas Comunidades, no Vale, no País. Outros, infelizmente, fizeram outras opções, porém, bem poucos , muito poucos! O Visionário Sacerdote, Professor, Doutor (falava 09 línguas), a principal, como São Francisco, a do AMOR, o incansavel Construtor de obras físicas necessárias e de Consciencias Criticas, não via limites para a OBRA. Ficam hoje para nós o seu exemplo de Perseverança, Esperança, Fé , Despojamento e Humildade mas também, a sua constante Alegria, seu sorriso sincero e prazeirozo ao ver sempre os resultados positivos dos vários projetos sociais em execução que tinham como objetivo gerar Vida dígna ao Povo. Ficam suas obras escritas,sua Ousadia e Persistencia para com a EDUCAÇÃO !
Ficam seus filhos/filhas e netos/netas postiços - vários dos ex-alunos da HAGROPE e depois HAGROGEMITO sempre que possível traziam seus herdeiros/as para tomarem a benção ao VÕ ENZO.
Ficam também os jovens que ontem (a maioria das Comunidades Rurais), iniciaram caminhada no Seminário Diocesano e que concomitantemente e pedagogicamente, dividiam seu tempo escolar com os da Hagrope. .. hoje, são responsáveis mais do que antes, pela continuidade daquilo que foi apreendido e é necessário em nossas vidas!
Ficam ainda alguns dos chamados Leigos que foram fundamentais em todo esse processo uma vez que a Missão de Dom Enzo teve um caráter múltiplo, contagiante, e portanto COLETIVA.
Assim, muitos fizeram parte dos sonhos deste Visionário que transformou não só consciências mas fez da realidade de se seus atos uma revolução pacífica que incomodou por sua Irreverência, Ousadia e Firmeza, o que em algumas situações, lhe deram a “aparencia” de Intransigente, de Fechado, de muito Enérgico.
Aqueles que de perto puderam com ele conviver puderam descobrir-lhe um Homem simplesmente sensível - não teve vergonha de chorar ou de ser visto chorando - corajoso, inconformado com injustiças, despojado de si (viveu longe dos familiares) e desfe-se de bens materiais pessoais a favor da Escola que tanto acreditou, onde tanto trabalhou - Lecionar dava-lhe prazer - muitos de nós fazemos coisas sem Paixão e por isto ás vezes interrompemos a caminhada ou nela continuamos desmotivando/desqualificando pessoas.
Descobrimos em Dom Enzo um ser que amou tudo o que fez, que desejou viver junto do Povo que escolheu para SERVIR, que sempre viu no exercicio do poder que lhe era conferido, um Serviço Temporal, e por isso, sempre quis fazer bem feito, e rápido de preferência.
Que recebeu, acolheu e buscou dialogar dentro das adversidades, e se dispor a aceitar situações que por muitas vezes divergia.
Que intercedeu, enfrentou e buscou soluções para situações várias.
Que motivou e ajudou a muitos e assumiu responsabilidades por muitos.
Que nunca apresentava cansaço, enfado.
Que viu o Bem que Sá Luiza nos fez durante os 109 anos de sua existência - rezar por nós - e lhe rendeu homenagem!
Que foi em algumas situações provocado, humilhado e desrespeitado … mas no entanto, simplesmente aceitou!
Haveremos todos, cidadãos cristãos e não cristãos do Vale do Jequitinhonha em especial , de muito ainda ouvir, falar, descobrir, e pautar as histórias de homens e mulheres que em seus espaços, Intituições e Organizações contribuiram para a Plenitude da Vida, com vistas ao rompimento de limites que nos impedem de avançar, de apostar, de ir além de nós mesmos…
Os Povos Tradicionais que são expressão marcante no Jequitinhonha e País, por isso, Dom Enzo ENCANTOU-SE !!! segundo nossos Irmãos Indígenas.
SAWABONA, DOM ENZO!!! - Saudação Africana que significa -” Eu te Respeito, Eu te Valorizo, Você é importante para mim” - para nós!!!

Fraternalmente,

Maria do Carmo Ferreira da Silva - Cacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário