sábado, 29 de outubro de 2011

Capelinha: Movimento Pró UFVJM cresce e se fortalece com apoio popular




Capelinha: Movimento Pró UFVJM cresce e se fortalece com apoio popular e de lideranças políticas

Movimento marca 24 de novembro para grande manifestação popular, o Dia da Educação
Reunião da Comissão de Organização do Movimento na Câmara Municipal de Capelinha teve participação de 80 pessoas
A grande mobilização da sociedade civil, com o apoio da Prefeitura e a Câmara Municipal de Capelinha, tem caminhado a passos largos e firmes para que a implantação de um campus da UFVJM na cidade vire realidade, o mais breve possível.


Várias ações têm sido realizadas como reuniões, debates, abaixo-assinado, entrevistas em rádios, postagens e comentários na internet, manifestações públicas de autoridades políticas, empresariais, sindicais, religiosas e comunitárias. Estas atividades se dão em Câmaras Municipais, escolas, Sindicatos e espaços da mídia.

Nas últimas semanas, várias conquistas e manifestações de apoio ao movimento surgiram. Lideranças políticas e vereadoes da cidade de Berilo foram os primeiros a se manifestarem. Logo após, no dia 21.10, Aricanduva, através do Prefeito Orlando Cordeiro e da Câmara de Vereadores declaram publicamente apoio.

Prefeitura e Câmara de Angelândia se unem em torno da luta pelo campus da UFVJM em Capelinha

Nesta última terça-feira, a Câmara e a Prefeitura de Angelândia se reuniram com liderança de Capelinha e se juntaram ao Movimento, em uma reunião extraordinária realizada na Câmara Municipal. Nesta quinta-feira, 27.10, foi a vez da Câmara de Água Boa que veio a fortalecer a corrente da educação na microrregião.

Segundo a Comissão de Mobilização, até o momento, mais de 6 mil assinaturas já foram recolhidas, e quem não assinou, poderá procurar em qualquer Escola, Posto de Saúde ou outro órgão público da região. As listas de assinaturas estão disponíveis nas cidades de Capelinha, Angelândia, Aricanduva e Água Boa.
Aperam dá sinal positivo
Com a parceria da Aperam, Capelinha dá mais um passo para viabilizar Campus
Reunidos na tarde desta terça-feira, 25.10, na Aperam (antiga Acerlormittal), representantes do movimento, vereadores e o Assessor de Comunicação da Prefeitura de Capelinha, Weliton Vitor, receberam a sinalização da parceria para disponibilização do terreno de 20 hectares para a futura implantação do Campus Universitário.

Na reunião, O Clênio se disse impressionado com a grande mobilização da sociedade capelinhense em prol da Universidade. “Moro e trabalho em Capelinha há 15 anos, esta é a primeira vez que eu vejo a cidade inteira abraçar uma causa com tão grande mobilização”, disse.

Wellinton Vitor, da Prefeitura de Capelinha, fez questão de ressaltar que a grande mobilização surgiu da sociedade civil capelinhense. “Esse é um movimento que surgiu da sociedade civil e vem tendo o apoio de agentes políticos".

Dia 24 de novembro, o Dia da Educação
Será no dia 24 de Novembro, o dia E, Dia da Educação, que deve mobilizar 21 munciípios da microrregião de Capelinha para uma grande manifestação popular, com a presença de diversas autoridades regionais e de Deputados federais e estaduais votados em nossa região.

Até o momento, alguns deputados e políticos nacionais já declararam apoio, se juntando à luta de Capelinha. São eles:
Secretário de Desenvolvimento Regional - Bilac Pinto (PR), Deputado Fderal Miguel Correia (PT),
Secretário de Governo de Minas - Danilo de Castro, Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT),
Senador Clésio Andrade (PR), Deputado Federal Paulo Abi-Ackel (PSDB), Deputado Estadual Neilando Pimenta (PHS) e o Vice Governador de Minas Gerais – Aberto Pinto Coelho, dentre outras autoridades políticas de Minas e do Brasil.

Saiba como você pode ajudar
A Comissão apresentou algumas formas de mobilização que podem ser feitas para participar do Movimento Universidade Federal em Capelinha.

Uma das formas mais concretas destacadas é aderindo ao abaixo-assinado e convidando amigos e vizinhos para assinarem também. A Comissão lembra que é obrigatório ter um documento de Identidade com nome completo da pessoa. A lista não deverá ser assinada duas vezes.

Outra forma de participação é o envio de um e-mail para o Deputado Federal ou Estadual pedindo que ele interceda por Capelinha junto ao Ministério da Educação e a Presidenta Dilma.


Segue abaixo lista de e-mails de deputados votados em Capelinha e cidades da microrregião:
Deputado Federal Rodrigo de Castro
dep.rodrigodecastro@camara.gov.br

Deputado Federal Paulo Abi-Ackel dep.pauloabiackel@camara.gov.br
Deputado Federal Toninho Pìnheiro
dep.toninhopinheiro@camara.gov.br

Deputado Federal Miguel Correa dep.miguelcorrea@camara.gov.br
Deputado Federal Jô Moraes
dep.jomoraes@camara.gov.br
Deputado Federal Carlaile Pedrosa
dep.carlailepedrosa@camara.gov.br

Deputado Federal Bernardo Santana dep.bernardosantana@camara.gov.br

Texto de Hélio Silva do Jornal A Cidade, com algumas modificações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário