Oficina eleitoral
91% dos jovens não venderiam seu voto
Fonte: Revista História “Você venderia o seu voto por qualquer benefício?” A ousada pergunta não foi feita em uma conversa entre amigos, e sim em uma atividade escolar. Felizmente, a grande maioria dos estudantes, 91%, respondeu “Não”. Esta foi uma das questões apresentadas por um grupo de professores a estudantes da cidade de Diamantina, em Minas Gerais. A iniciativa foi uma tentativa de formar a consciência política dos alunos, um desafio e uma necessidade para os docentes em geral.
Percebendo a falta de participação e o desinteresse pela coisa pública, professores e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) – vinculado à licenciatura de História da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – resolveram contribuir para a mudança desta atitude generalizada com formas de trabalho participativas e originais.
Com práticas de caráter inovador dentro da escola pública, eles deram início, em abril de 2010, a um projeto que busca maior interação dos alunos com o ensino deHistória na Escola Estadual Professor Gabriel Mandacaru, em Diamantina, na região do Alto Vale do Jequitinhonha. Oitenta e seis alunos do primeiro ano do ensino médio foram divididos em três turmas, para que pudessem participar de jogos, palestras e exposições que faziam parte do projeto. Logo deu para perceber – pelas perguntas formuladas aos orientadores – que os estudantes tinham interesse e conhecimento prévio do assunto.
Com a dica do Passadiço Virtual
91% dos jovens não venderiam seu voto
Fonte: Revista História “Você venderia o seu voto por qualquer benefício?” A ousada pergunta não foi feita em uma conversa entre amigos, e sim em uma atividade escolar. Felizmente, a grande maioria dos estudantes, 91%, respondeu “Não”. Esta foi uma das questões apresentadas por um grupo de professores a estudantes da cidade de Diamantina, em Minas Gerais. A iniciativa foi uma tentativa de formar a consciência política dos alunos, um desafio e uma necessidade para os docentes em geral.
Percebendo a falta de participação e o desinteresse pela coisa pública, professores e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) – vinculado à licenciatura de História da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – resolveram contribuir para a mudança desta atitude generalizada com formas de trabalho participativas e originais.
Com práticas de caráter inovador dentro da escola pública, eles deram início, em abril de 2010, a um projeto que busca maior interação dos alunos com o ensino deHistória na Escola Estadual Professor Gabriel Mandacaru, em Diamantina, na região do Alto Vale do Jequitinhonha. Oitenta e seis alunos do primeiro ano do ensino médio foram divididos em três turmas, para que pudessem participar de jogos, palestras e exposições que faziam parte do projeto. Logo deu para perceber – pelas perguntas formuladas aos orientadores – que os estudantes tinham interesse e conhecimento prévio do assunto.
Com a dica do Passadiço Virtual
Nenhum comentário:
Postar um comentário