sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Festa do Rosário dos Homens Pretos de Berilo

Festa do Rosário dos Homens Pretos de Berilo As festas do Rosário são as mais diferentes do mundo católico. Os fiéis veneram a Santa do Rosário com muitas danças e cantos, vestimentas de saiões e turbantes brancos, rodas de tambores e batuques, em um chamado sincretismo religioso, com uma mistura de elementos cristãos católicos e rituais de religiões de matriz africana.





E não é diferente em Berilo, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas. A Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Berilo é centenária. É realizada desde o século XVIII, na época de exploração garimpeira do ouro, quando a cidade foi fundada transformada em uma das Vilas mais populosas de Minas Gerais.
Os negros construíram uma Igreja para sua santa, à beira do Rio Araçuaí, no final do século XVIII, início do XIX. Todos os anos, durante o mês de outubro, rufavam seus tambores, passava sebo nas canelas para amaciar as pisadas da congada e do batuque, enchiam-se de vida real e alegria.A imagem original restaurada de Nossa Senhora do Rosário foi recebida com festas pela comunidade católica de Berilo, em 2010 Isso aconteceu até 1981, quando a festa foi abandonada pela Igreja Católica local com o prédio sendo destruído e vendidos seus móveis, imagens, objetos sacros e alfaias.


Em 2009, a Festa ressurgiu dos cantos dos quilombolas espalhados pelas 27 comunidades de afrodescendentes do município de Berilo.


Os festeiros de 2009 foram Zé Pipi e Ires Amaral. Foi uma festa muito bonita e animada. Em 2010, Betinha de Luzia, da Rua do Porto, e Raimundo Maciel, o Rei de Dona Araci, trouxeram a participação de toda a comuniade com um festa comunitária.
Neste 2011, os festeiros são Marlene Machado e Afonso de Nata.

A festa tem uma vasta programação. No 1° de outubro, na abertura da Festa, aconteceram queima de fogos e repique de sinos, anunciando que a festa estava começando.


Do dia 07 a 14 de outubro, acontecem as novenas sempre às 19 horas, no Largo do Rosário, local da antiga Igreja do Rosário, ao lado da Estação de Tratamento de Água da Copanor


Em cada noite, um segmento social, comunicades ou órgão público fica responsável pela organização. Os tamborzeiros e congadeiros acompanham uma ou outra novena.

Programação

Neste sábado, 15.10, há uma programação a partir das 19 horas.

19: 00 H - Procissão da Bandeira saindo da casa dos festeiros, na Rua Padre Itamar José Pereira, até o palco alternativo, constuido no espaço da "Igreja do Rosário". Em seguida, missa e levantamento de Mastro.Celebrante: Frei Laércio


Animação: Tamborzeiros dos grupos de Congada da Lagoa Ezequiel e São Benedito.

Responsáveis: Comunidades Quilombolas (Alto Caititu, Caititu do Meio, Mocó, Muniz-Boavista, Cafundó, Santo Izidoro, Água Limpade Cima e de Baixo, Quilombolas), Roça Grande e Escolas Estaduais.

Domingo, dia 16.10

Cortejo do Reinado e Missa Campal

09:00 H - Reinado, saindo da casa dos festeiros até o local da Igreja do Rosário seguido de Missa solene e coroação de Nossa Senhora, ritual de bênção de Rei e Rainha, e transferência de coroa e transferência da coroa para os festeiros do próximo ano.Celebração da missa: Frei Laércio

Responsáveis: Comunidade de Berilo, rural e urbana.

14: 00 h - Momento do Doce - Mercado Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário