sábado, 15 de outubro de 2011

Certificação de queijo do Serro beneficia 80 agricultores familiares de 11 municípios

Serro: Queijo minas artesanal recebe indicação geográfica do Brasil
Certificação do MDA vai beneficiar 80 agricultores familiares de 11 municípios
O queijo Minas Artesanal produzido na região do Serro, no Alto Jequitinhonha, em Minas Gerais, recebeu a 14ª Indicação Geográfica(IG) do Brasil.
A IG é um registro que protege o produto de eventuais falsificações em sua composição. Além disso, ela garante a procedência do produto e aumenta a sua competitividade em relação a outros produtores. Estão sendo beneficiados com essa ação 80 agricultores familiares situados em 11 municípios da microrregião do Serro(MG).

Para o diretos de Geração de Renda a Agregação de Valor da (DEGRAV/ SAF/ MDA), Arnoldo de Campos, a iniciativa permite ao consumidor adquirir um produto diferenciado, típico, produzido de uma maneira bem específica. No produto estão embutidos os valores culturais de uma determinada região do Brasil. Essa é uma das iniciativas que o MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário apóia e esperamos que outras venham pela frente,destaca o diretor.

O MDA, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar(SAF), apóia a iniciativa desde 2005 a partir de projetos direcionados para agricultores familiares, produtores de queijo minas artesanal da região do Serro e da Serra da Canastra.
O objetivo dos projetos é promover a capacitação dos agricultores e mobilizá-los para conseguir o registro do IGA. Além disso, manter na fabricação do produto a sua origem, a tradição, as condições sanitárias e de rentabilidade. A próxima meta é conseguir a IG para o queijo artesanal da Serra da Canastra.

A IG foi concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento. Indústria e Comércio Exterior Este é o 14º produto brasileiro reconhecido pela Indicação Geográfica.


No Brasil, os vinhos e espumantes do Vale do Vinhedos (RS), as carnes e derivados do Pampa Gaúcho da Campanha Meridional, e o café da região do Cerrado Mineiro também receberam o registro de indicação geográfica.


O queijo artesanal do Serro é comercializado pela Associação dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro (APAQS).


Segundo o presidente da Associação, Jorge Brandão Simões, o registro é importante porque mostra que o queijo artesanal do Serro é reconhecido nacionalmente. O consumidor recebe um produto diferenciado, tipicamente produzido na região. Se ele quer um produto de origem ele vai optar pelo que tenha o selo de identificação, destaca o presidente.

A lei numero 9.279/1996 regulamentou a Indicação Geográfica no Brasil. Em seus artigos 176 e 182 estão definidos como se dá a proteção dos direitos de propriedade industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário