sábado, 15 de outubro de 2011

Berilo: Polícia ambiental apreende macaco guariba

Berilo: Polícia ambiental apreende macaco guariba

Nesta quarta-feira, 12.10, a Polícia Ambiental recolheu um animal da fauna silvestre, no munícípio de Berilo, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas. O animal havia sido capturado por moradores do município, após o macaco ter fugido do bando que bebia água no rio Araçuaí.

Segundo o ambientalista Silvano Amaral, há cerca de 10 macacos da mesma espécie , vivendo na reserva florestal da propriedade de Cristalino Ramalho, na Fazenda Oiteiro, a cerca de 2 quilômetros da cidade de Berilo.

O bando foi beber água no rio e se assustou com a presença de pessoas que gritaram com eles. Um dos animais se apartou do bando e correu à margem do rio acima, indo se encontrar no antigo porto da cidade.

O Sargento Gilson, da PMMG, foi acionado por maoradores da cidade e ligou para a Polícia Ambiental , da regional de Minas Novas, a 40 quilômetros dali.
O macaco foi encaminhado ao médico veterinário John Ramos de Almeida que, após exames, constatou, que se tratava de um animal da fauna silvestre brasileira conhecido popularmente por Macaco Barbado ou Guariba.

O médico veterinário constartou que o animal estava em perfeitas condições de ser solto em seu habitat natural, por não apresentar sintomas de Neuropatia, ou doenças infecciosas.

Também não apresentava ferimentos e não se tratava de animal proveniente de cativeiro. Estas informações constam do BOs PM nº. 100.835/2011 e do ambientalista Silvano Amaral, de Berilo.
Fonte: Polícia Ambiental de Minas Novas com dica do Blog do Jequi

Nenhum comentário:

Postar um comentário