Sérgio Vasconcelos Repórter
Castigados pela seca, produtores rurais do Vale do Jequitinhonha perderam mais de 50% da lavoura
Agricultores de Araçuaí que perderam mais de 50% de suas colheitas em decorrência da seca serão indenizados através do Programa Garantia Safra, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Em Araçuaí, foi constatada a perda de mais de 65% das lavouras de milho, feijão e mandioca.
O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Agricultura Familiar ( Pronaf) voltado para agricultores e agricultoras da região nordeste do país, da área norte de Minas Gerais, Vales do Jequitinhonha e Mucuri e norte do Espírito Santo, que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuva. “ Em Araçuaí, 600 agricultores pronafianos serão indenizados.
A partir de novembro eles receberão R$ 600,00 divididos em quatro parcelas de R$ 150,00”, informou Clayton Gonçalves de Sousa, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Araçuaí.
Em Minas Gerais, apenas onze municípios com perda comprovada da safra, foram contemplados. “ Acredito que outros municípios não foram beneficiados porque as prefeituras não encaminharam a tempo, a documentação exigida”, disse Clayton Gonçalves.
Segundo ele, o pagamento será feito via cartão cidadão ou para quem não tem o cartão, basta apresentar o CPF. “ Os pagamentos são feitos na mesma data dos pagamentos de outros beneficios sociais como o bolsa-família e o bolsa-escola”, lembra o secretário.
Para o próximo ano foram cadastrados 507 agricultores pronafianos de Araçuaí, garantindo assim o seguro para a safra 2011-2012. As inscrições foram feitas a partir de avisos enviados pela secretaria municipal de Desenvolvimento Sustentável de Araçuaí e Emater. “ Enviamos também correspondências para as comunidades através dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável”, disse Clayton.
Confira a lista dos municípios que serão beneficiados com o Garantia Safra
1-Araçuai
2-Espinosa
3-Janaúba
4-Lassance
5-Mamonas
6-Mato Verde
7-Pai Pedro
8-Serranópolis de Minas
9-Taiobeiras
10-Vargem Grande do Rio Pardo
11-Verdelândia
Publicado pelo Gazeta de Araçuaí
Nenhum comentário:
Postar um comentário