sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Capelinha: SEBRAE promove capacitação de produtores de café

Capelinha: SEBRAE promove capacitação de produtores de café
Produtores de café do nordeste de Minas Gerais serão capacitados para o gerenciamento da empresa rural. Comércio Justo e aplicação de defensivos entre outros assuntos. Estes temas serão tratados no II Seminário do Café, promovido pelo Sebrae em Minas Gerais, no dia 26 de outubro, em Capelinha, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas.

Durante o evento, os produtores conhecerão a experiência do Educampo Café na região de Capelinha. O Educampo é desenvolvido pelo Sebrae, que coordena o projeto e capacita os consultores que atuam juntos às propriedades rurais. O programa é executado em conjunto com um parceiro local que desenvolve as atividades de campo.

A região de Capelinha agrupa 22 municípios com área produtiva de 28 mil hectares. Em 2010, os produtores de Capelinha colheram 560 mil sacas de café, o que corresponde a cerca de 8% do café produzido em Minas Gerais. Técnicos da Prefeitura de Capelinha informam que a microrregião é a 5ª produtora de café de Minas Gerais.

De acordo com o analista do Sebrae em Minas Gerais, Marcos Teixeira, “a instituição SEBRAE trabalha para organizar a propriedade rural, diminuir custos de produção, aumentar a produtividade da lavoura e da mão-de-obra”, afirma Teixeira.

O evento ainda terá na programação os resultados da certificação da União de Pequenos Produtores de Cafés Especiais da comunidade dos Martins, em Varginha, Minas Gerais.
O Comércio Justo é um selo de desenvolvimento sustentável para comunidades e grupos de produtores atendidos pelo Sebrae. O programa estabelece o contato direto entre o produtor e o comprador. Essa relação tira o agricultor da dependência de intermediários e das instabilidades do mercado.
Fonte: SEBRAE MG , com dica do Blog do Jequi

Nenhum comentário:

Postar um comentário