
Durante o evento, os produtores conhecerão a experiência do Educampo Café na região de Capelinha. O Educampo é desenvolvido pelo Sebrae, que coordena o projeto e capacita os consultores que atuam juntos às propriedades rurais. O programa é executado em conjunto com um parceiro local que desenvolve as atividades de campo.
A região de Capelinha agrupa 22 municípios com área produtiva de 28 mil hectares. Em 2010, os produtores de Capelinha colheram 560 mil sacas de café, o que corresponde a cerca de 8% do café produzido em Minas Gerais. Técnicos da Prefeitura de Capelinha informam que a microrregião é a 5ª produtora de café de Minas Gerais.
De acordo com o analista do Sebrae em Minas Gerais, Marcos Teixeira, “a instituição SEBRAE trabalha para organizar a propriedade rural, diminuir custos de produção, aumentar a produtividade da lavoura e da mão-de-obra”, afirma Teixeira.
O evento ainda terá na programação os resultados da certificação da União de Pequenos Produtores de Cafés Especiais da comunidade dos Martins, em Varginha, Minas Gerais.
O Comércio Justo é um selo de desenvolvimento sustentável para comunidades e grupos de produtores atendidos pelo Sebrae. O programa estabelece o contato direto entre o produtor e o comprador. Essa relação tira o agricultor da dependência de intermediários e das instabilidades do mercado.
Fonte: SEBRAE MG , com dica do Blog do Jequi
Nenhum comentário:
Postar um comentário