segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Araçuaí: Senar promove curso de saúde bucal em presídio

Araçuaí: Senar promove curso de saúde bucal em presídio
Com o objetivo de orientar quanto à saúde bucal e prevenção de doenças, o Sindicato dos Produtores Rurais de Araçuaí, em parceria com o SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e a Subsecretaria de Administração Prisional, promoveu no presídio Doutor Carlos Vitoriano o curso de Saúde Bucal, ministrado pela instrutora Mariana Figueiredo Nogueira para 20 internos do Presídio de Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas.

Segundo a instrutora, as principais dúvidas dos internos são relacionadas à extração dos dentes. "Eles demonstraram muito interesse em aprender para passarem as informações obtidas aos familiares. A maioria queria saber se sempre que o dente dói é necessário extraí-lo; e nós explicamos que não, principalmente quando a cárie é descoberta no início.”

Mariana Nogueira deu dicas de cuidados e prevenção que todos devem ter com a saúde da boca. "Se todos escovarmos os dentes sempre após o café da manhã, almoço e jantar estaremos precavidos contra as cáries. Mas além disso é preciso ter cuidado com a alimentação, com o uso do fio-dental na complementação da higiene, sem esquecer de escovar também a língua", advertiu a instrutora.

O diretor geral do presídio, Edimar Silva Cassemiro, destacou a importância desse curso na unidade prisional e enalteceu a parceria com o SENAR MINAS. "Esse curso é muito importante para os internos porque eles aprendem a prevenir as doenças bucais. O SENAR é um grande parceiro das Unidades Prisionais, prova disso são os vários cursos realizados aqui e que têm dado tantos frutos, ajudando na ressocialização dos presos", declarou Cassemiro.

OLINTO RAMALHO
O curso de Saúde Bucal foi realizado também na Escola Olinto Ramalho. Além de orientar quanto à higiene bucal e prevenção de doenças, a instrutora deu dicas para que os adolescentes não tenham receio de ir ao dentista. "Os alunos se interessaram pelas informações e ficaram atentos a cada foto exibida. Fizeram comparações com o que já haviam aprendido na escola, conheceram novas técnicas de escovação, descobriram a importância do fio-dental e participaram da parte prática".
Diego Souza, do Escritório Regional de Araçuaí do SENAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário