Pavimentação da BR-367 está longe de sair do papel
Tema é uma constante em discursos de presidentes que passaram pelo Vale do Jequitinhonha
Última obra na rodovia que corta o Vale do Jequitinhonha foi há 20 anos
Uma promessa feita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano passado e renovada este ano aos moradores dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri pode continuar sem sair do papel. Em 2010, então presidente da República, Lula, em visita a Araçuaí, garantiu que a BR-367, de extrema importância para a região, seria asfaltada.
Tema é uma constante em discursos de presidentes que passaram pelo Vale do Jequitinhonha
Última obra na rodovia que corta o Vale do Jequitinhonha foi há 20 anos
Uma promessa feita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano passado e renovada este ano aos moradores dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri pode continuar sem sair do papel. Em 2010, então presidente da República, Lula, em visita a Araçuaí, garantiu que a BR-367, de extrema importância para a região, seria asfaltada.
Em agosto deste ano, ao voltar à cidade, afirmou que as obras fariam parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em 2012. Há duas semanas, porém, durante encontro organizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM), um dos supervisores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que a obra continua na estaca zero e será preciso, no mínimo, mais dois anos para que o cenário de poeira e buracos pela estrada que atravessa a região mais pobre do estado comece a mudar.
O anúncio de que não existe nem mesmo um projeto básico para a pavimentação surpreendeu prefeitos e lideranças locais que há vários anos tentam a liberação de recursos para mais de 100 quilômetros da rodovia federal.
O anúncio de que não existe nem mesmo um projeto básico para a pavimentação surpreendeu prefeitos e lideranças locais que há vários anos tentam a liberação de recursos para mais de 100 quilômetros da rodovia federal.
A expectativa era de que as verbas para as obras começassem a ser liberadas no ano que vem para os trechos entre Minas Novas-Chapada do Norte-Berilo-Virgem da Lapa e de Almenara-Jacinto-Salto da Divisa.
“Nunca conseguimos um retorno sobre essa obra e já passou da hora de os prefeitos e moradores receberem alguma resposta. Além de ser importante para o comércio da região, aumentaria a qualidade de vida das pessoas que moram ao longo da estrada. Vamos agora tentar uma nova mobilização política para continuar cobrando os recursos”, avisa o prefeito de Virgem da Lapa, Averaldo Moreira Martins (PT).
“Não sabemos nem onde mais pedir apoio, já que até o ex-presidente chegou a defender a obra. No mês passado, o prefeito de Virgem da Lapa esteve em Brasília e foi informado que um novo projeto seria apresentado em breve, mas nada se concretizou. Vamos tentar agora conseguir apoio dos deputados estaduais e federais da região para marcar uma audiência com o Dnit em Brasília e tentar chamar a atenção para que a obra entre no orçamento”, disse o prefeito de Jequitinhonha, Roberto Botelho (PSDB).
A pressão dos prefeitos é antiga, mas aumentou depois da promessa feita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano passado durante a inauguração do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNM).
“Não sabemos nem onde mais pedir apoio, já que até o ex-presidente chegou a defender a obra. No mês passado, o prefeito de Virgem da Lapa esteve em Brasília e foi informado que um novo projeto seria apresentado em breve, mas nada se concretizou. Vamos tentar agora conseguir apoio dos deputados estaduais e federais da região para marcar uma audiência com o Dnit em Brasília e tentar chamar a atenção para que a obra entre no orçamento”, disse o prefeito de Jequitinhonha, Roberto Botelho (PSDB).
A pressão dos prefeitos é antiga, mas aumentou depois da promessa feita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano passado durante a inauguração do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNM).
Em agosto, quando retornou à região para acompanhar a formatura da primeira turma do instituto, Lula foi cobrado por moradores e pela imprensa local sobre as obras na rodovia e avisou que o governo federal deverá incluir a pavimentação da BR-367 no PAC. No entanto, nenhum detalhe sobre a obra foi apresentado.
A última ação do governo na via foi acompanhada pelos moradores no início da década de 1990, há 20 anos, quando um trecho de seis quilômetros começou a ser asfaltado, mas a obra não foi adiante e o trecho não recebeu qualquer manutenção ou reforma desde então, ficando em estado parecido com o restante da estrada de terra.
O Dnit não soube explicar os motivos que levaram ao cancelamento do convênio e informou que a obra ainda não está nos planos para os próximos anos e seria preciso um novo projeto para o edital de asfaltamento da estrada.
Você se lembra?
"Ninguém precisa acreditar em fantasia e promessa de última hora. Quem sabe faz, quem não faz promete"
Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente, em 19 de janeiro de 2010, durante visita a Araçuaí, ao anunciar que já estava autorizada a abertura da licitação para a pavimentação da BR-367
Fonte: Marcelo da Fonseca-Jornal Estado de Minas 10/10/2011
A última ação do governo na via foi acompanhada pelos moradores no início da década de 1990, há 20 anos, quando um trecho de seis quilômetros começou a ser asfaltado, mas a obra não foi adiante e o trecho não recebeu qualquer manutenção ou reforma desde então, ficando em estado parecido com o restante da estrada de terra.
O Dnit não soube explicar os motivos que levaram ao cancelamento do convênio e informou que a obra ainda não está nos planos para os próximos anos e seria preciso um novo projeto para o edital de asfaltamento da estrada.
Você se lembra?
"Ninguém precisa acreditar em fantasia e promessa de última hora. Quem sabe faz, quem não faz promete"
Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente, em 19 de janeiro de 2010, durante visita a Araçuaí, ao anunciar que já estava autorizada a abertura da licitação para a pavimentação da BR-367
Fonte: Marcelo da Fonseca-Jornal Estado de Minas 10/10/2011
Um comentário:
O Povo vai aceitando, os Porcarias de prefeitos existentes na região não se unem e reivindica pra valer, aí vai ficando sem fazer, teria que juntar todos os prefeitos do vale por onde ela passa e dar um fim nesta má vontade do governo federal em terminar esta estrada..
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