sábado, 29 de outubro de 2011

Itamarandiba e mais 12 municípios do Vale pleiteiam integração na Estrada Real

Itamarandiba e mais 12 municípios do Vale pleiteiam integração na Estrada Real


Distrito de Penha de França, em Itamarandiba, no Alto Jequitinhonha
Demonstrando total interesse em que Itamarandiba passe a integrar o Programa Estrada Real, no dia 21 de outubro, o prefeito municipal Tom Costa, juntamente com o Secretário Municipal de Cultura, Adão Domingos Ramalho, Secretária Municipal de Assistência Social, Rosana Freire e a Diretora de Cultura, Lucélia Elaine Amaro, estiveram na cidade de Turmalina para participar da reunião dos municípios interessados em fazer parte do circuito turístico Estrada Real.




Além das autoridades itamarandibanas, participaram do encontro representantes dos municípios de Angelândia, Senador Modestino Gonçalves, Francisco Badaró, Capelinha, Berilo, Chapada do Norte, Itacambira, Minas Novas, Botumirim, Grão Mogol, Turmalina e Cristália.



Com uma rica história que remontam os anos áureos pela corrida do ouro e pedras preciosas em Minas Gerais, Itamarandiba tem fundamentação histórica e cultural, de que algumas localidades, a exemplo Penha de França, foi cenário dos caminhos reais, no garimpo ou no transporte do ouro e diamantes, durante os séculos XVII e XVIII.



De acordo com o Secretário Municipal de Cultura, Adão Domingos, o encontro serviu, dentre outras coisas, para que fosse demonstrado a importância e o mérito do município de Itamarandiba em fazer parte do Programa Estrada Real. “Temos todas as condições de integrarmos o programa. Entretanto precisamos preencher critérios que condizem com as demandas do município.
"Com o já consentimento do Prefeito Tom Costa, estamos empenhados em cumprir as exigências estabelecidas e se tudo der certo, em breve, faremos parte desse importantíssimo circuito turístico.”, argumentou Domingos.



Com a finalidade de valorizar o patrimônio histórico cultural e estimular o turismo, o Projeto Turístico Estrada Real é visto pelo Prefeito Tom Costa como um dos mais importantes programas de preservação e revitalização dos pontos turísticos de Minas Gerais e grande gerador de renda para os municípios.

“O circuito da Estrada Real passa pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e na sua grande maioria por Minas Gerais. É fato que as localidades pertencentes ao trajeto da Estrada Real tem tido uma crescente no que diz respeito à geração de renda e qualidade de vida. Neste sentido é de nosso interesse em participar do Programa e vamos lutar para fazermos parte do circuito.”, concluiu o Prefeito.

Ernane Frois ASCOM/Prefeitura de Itamarandiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário