domingo, 9 de outubro de 2011




Prefeitura de Chapada do Norte reclama de abandono da BR 367 pelo DNIT
A BR 367, em seus trechos de estrada de terra, tem virado assunto de protestos de motoristas e gestores públicos. No trecho que corta o município de Chapada do Norte, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, a Prefeitura Municipal espalhou faixas de protesto pelo abandono da rodovia federal. Todas as manifestações têm endereço certo: o DNIT - Departamento Nacional de Infra-estrutura Terrestre, do Ministério dos Transportes.




O trecho entre Chapada do Norte e Berilo está em situação lastimável, extremamente precária, quase intransitável, em plena seca. Quando chegar as águas pode piorar ainda mais.



Os prefeitos municipais de Chapada do Norte, Teco Soare, e Lázaro Pereira Neves, de Berilo, já reclamaram junto ao DNIT e à empresa EFERCO, responsável pela sua manutenção, mas nenhuma providência ainda foi tomada.


As faixas, assinadas pela Prefeitura de Chapada do Norte, tem dizeres agressivos:

"BR 367- Ponte sobre o rio Capivari. Faça seguro de vida antes de passá-la"; "BR 367- O Estado de Minas fez a doação. O DNIT jogou fora"; "BR 367- Onde o neném chora e a mamãe não escuta"; "Ex-BR 367. Agora, só buracos".

Mais uma audiência no DNIT

A esperança, a última que morre, vem levando muitos moradores e lideranças ao desânimo.

Porém, o prefeito de Virgem da Lapa, Dim Martins, informa que no dia 18 de outubro tem audiência marcada em Brasília, no Ministério dos Transportes, onde estarão presentes outros prefeitos da região, alguns deputados federais e o senador Clésio Andrade.

Esta audiência tem objetivos de tentar viabilizar socorros urgentes na manutenção da rodovia e cobrar urgência na publicação do Edital para elaboração de projeto e construção da obra de pavimentação, nos trechos Minas Novas-Chapada do Norte-Berilo-Virgem da Lapa e no trecho Almenara-Jacinto-Slato da Divisa-Itagiirim(BA).

A obra já está incluída no PAC 2 - Plano de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal. A sua execução foi prometida, em 19.01.2010, em Araçuaí e Jenipapo de Minas, no Medio Jequitinhonha, nordeste de Minas, pelo então Presidente Lula e pela presidenta Dilma Roussef. Na época, Ministra da Casa Civil.

Um comentário:

Mário Sampaio disse...

Tem que ser pra já o inicio das obras da 367, não aguentamos mais aquela estrada no estado que se encontra, são três trechos a ser iniciados, vamos ver se no dia 18 ouvimos a ordem se serviço pra esta estrada ser garantida mesmo pra já...

Postar um comentário