sábado, 4 de junho de 2011

Escola de Rubelita obteve o maior crescimento em Minas

Escola de Rubelita obteve o maior crescimento em Minas
Foto: Alex Video

Alunos e e Professores

O melhor desempenho de Minas Gerais no Programa de Avaliação da Alfabetização - Proalfa 2010 foi obtido pela Escola Estadual do Povoado de Lagoa de Baixo, do muncípio de Rubelita, no Médio Jequitinhonha, a 32 km de Salinas, e 42 de Coronel Murta.


A comunidade está em festa porque a proficiência média de 732,56 é substancialmente superior ao índice de 447,2, obtido em 2009.


A méia do estado é de 589,8. De acordo com a diretora da escola, Delmária Dias Ribeiro, após o susto com o baixo rendimento na avaliação do ano passado, a escola reuniu seu corpo de educadores e resolveu reestruturar os projetos voltados para a alfabetização dos alunos. “Ficamos triste quando soubemos do nosso resultado em 2009. Foi preciso abrir os olhos e realizar um grande esforço coletivo”, lembra a diretora.

Todos os 17 alunos do 3º ano da escola fizeram as provas do Proalfa. Os que apresentaram baixo desempenho no ano passado tiveram acompanhamento pedagógico e apresentaram melhorias incríveis no aprendizado. Entre as ações desenvolvidas pela escola, está o projeto ‘Hora da Leitura’, que abrange todos os estudantes do ensino fundamental. Os alunos leem e interpretam textos pelo menos uma vez por semana, dentro da sala de aula com o professor.


Para ler em casa junto com os familiares, a escola desenvolve o projeto ‘Sacola Literária’. Após a discussão da história, os pais registram seus comentários sobre a história em um caderno e o aluno repassa para seus colegas em sala de aula.

Os dois projetos foram desenvolvidos pela equipe de professores que participam do Grupo de Desenvolvimento Profissional (GDP) da escola chamado ‘Ação Conjunta’. Este grupo foi apontado pela Secretaria de Estado de Educação como um dos destaques do GDP, em 2009, na área de alfabetização e letramento.

O projeto ‘Cortina Literária’ é um trabalho coletivo que movimenta toda a escola. Cada turma pesquisa sobre um escritor brasileiro e suas obras e faz pinturas ou frases sobre a leitura em um papel. No final, todos os papéis são colados uns aos outros, como retalhos, e a ‘cortina’ que se forma é colocada na biblioteca. O projeto cresceu tanto que ganhou os muros da escola.

A diretora Delmária conta que o apoio dos educadores do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), foram fundamentais para a mudança de atitude na escola. Os alunos que apresentam dificuldades no aprendizado são acompanhados por uma equipe do PIP que apóia o trabalho de reforço escolar, em cooperação com as professoras, para evitar a defasagem no aprendizado desses alunos.


“Nossa escola é como uma família mesmo. Esse resultado no Proalfa 2010 está sendo comemorado por todo mundo”, destaca a diretora.

A escola atende 573 alunos de ensino fundamental e médio, além da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Notícia postada na Folha Regional, de Rio Pardo de Minas, por Gracilene Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário