domingo, 5 de junho de 2011

Araçuaí: Falta água até para beber em muitas comunidades rurais

Araçuaí: Falta água até para beber em muitas comunidades rurais

Mulheres carregam água e seus filhos pequenos, em um percurso de 5 km


Nem bem começou a época da estiagem e algumas comunidades rurais de Araçuaí, no médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, já sofrem os efeitos da seca. No Córrego do Narciso e na comunidade do Quando, as famílias andam mais de 30 minutos para pegar água na barragem do rio Calhauzinho. O abastecimento de água para o consumo humano já estava ficando comprometido.

O drama da estiagem no Vale do Jequitinhonha este ano começou mais cedo. Diversas comunidades rurais já enfrentam dificuldades com o abastecimento de água. Na comunidade rural do Córrego Narciso em Araçuaí na localidade conhecida como Lagoa do Boi Morto, os moradores tem acesso a água somente através das cisternas de placas. Estas, no início da estiagem, estão quase vazias com apenas um palmo d’água.





O córrego que dá nome a comunidade, o Narciso, está completamente seco. O mesmo ocorre com os açudes e lagoas, algumas ainda possuem água de péssima qualidade, muito barrenta e impróprias para o consumo.


Na comunidade do Córrego Narciso são cerca de 75 famílias que vivem este drama, a água aqui virou artigo de luxo. A presidente da Sssociação da comunidade vive nesta casa com seus dois filhos. O marido está no corte de cana em São Paulo. Catilene Pereira Rodrigues está com dificuldade até mesmo de lavar a roupa da casa por falta d’água. Catilene desvia um rosário de problemas vividos na comunidade.

A mesma situação é enfrentada pelos moradores da comunidade do Coador que possui cerca de 20 famílias. Aqui, o sertanejo enfrenta diversas dificuldades, mas a maior delas é a falta de água. Eles também têm que andar e muito para pegar água na Barragem do Calhauzinho.

Fonte: TV ARAÇUAÍ, com o repórter André Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário