sexta-feira, 6 de maio de 2011

Copanor não garante água em pequenas comunidades

Copanor não garante água em pequenas comunidades rurais do Vale
Os parlamentares da Comissão de Participação Popular (CPP), da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, vão realizar visita a comunidades do Vale do Jequitinhonha que estão desprovidas do atendimento de água e esgoto pela Copanor – subsidiária da Copasa criada para implantar os serviços nos pequenos municípios das regiões Norte e Nordeste do Estado.



A visita, marcada para final de maio, foi aprovada com o objetivo de verificar a realidade enfrentada por centenas de famílias da região, que vivem sem o abastecimento de água sequer para o consumo humano.

Além disso, conforme proposta do presidente da Comissão, deputado André Quintão, será enviado ofício ao Governador Anastasia pedindo providências para que a Copanor passe a prover os serviços às localidades que têm menos de 200 habitantes.Visita à Copanor e à Arsae
Conforme os critérios adotados pela Copanor, os moradores de comunidades com menos de 200 habitantes poderão continuar sem os serviços básicos de abastecimento de água. Esta semana, a Comissão teve audiência com o diretor-geral da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgoto (Arsae-MG), Antonio Abrahão Caran Filho, na segunda-feira, e com o presidente da Copanor, Frank Deschamp Lamas, na terça-feira, para tratar do problema. Mas, se depender da Copanor, não há previsão de mudar os critérios. “Hoje, não há p lanos para fazer a alteração. Os recursos são finitos”, admitiu ele.

O deputado André Quintão afirmou, ao final da audiência, que trata-se de uma questão humanitária. "A Copanor adotou a linha de menos custo, mas na lógica social e humanitária a água é um direito básico de qualquer pessoa", declarou.




Frank Deschamp alegou que atender os pequenos municípios representaria custo mais alto, reduzindo o número de consumidores a ser atingido pelas metas da empresa. A Copanor pretende alcançar até 2014 um total de 400 mil consumidores em povoados que têm mais de 200 até 5 mil habitantes, com investimentos de R$ 545 milhões.




Com informações da Assessoria do deputado estadual André Quintão

Nenhum comentário:

Postar um comentário