domingo, 20 de fevereiro de 2011

Minas Novas se anima com Carnaval Bom Demais

Minas Novas se anima com Carnaval Bom Demais
Minas Novas conserva parte do patrimônio histórico do Vale do Jequitinhonha e fica a 220 km de Diamantina. Diferente da "Terra de JK", o carnaval na cidade segue o padrão que Salvador/BA exportou para o resto do Brasil – Trio elétrico descendo a ladeira e muito axé music rolando solto (e é de graça. Menos para quem prefere se acomodar nos camarotes).

A tradição do trio elétrico trafegando pelas ruas históricas da cidade surgiu no final dos anos 70 por iniciativa dos próprios moradores, que improvisaram caixas de som em uma C-10 (Veiculo de carroceria da Chevrolet).Logo em seguida alguns músicos se reuniram, e estava pronta a primeira banda a se apresentar sobre rodas em uma cidade da região... Ou se não, no estado! Nascia para nós a idéia do trio elétrico.

Isso aconteceu paralelo ao momento em que a Bahia começava a entender que o carnaval era um bom negócio.

As bandas que se apresentam no trio esse ano são: Barco à vela (A moçada vai aproveitar o cenário para rodar as imagens de um DVD), Batukaê (Presença forte de Turmalina no evento) e as bandas “Dois em UM, Banda Xêru, Boca Elétrico, Josias Maciel e Banda e o Batuque Kutição” de Capelinha.Multidão atrás do trio elétrico nas ruas de Minas Novas

Além do trio elétrico, um outro grande atrativo do carnaval é o balneário que fica bem próximo à cidade, nas margens do Rio Fanado. Durante os 04 dias de folia, o local recebe milhares de pessoas, que na onda do axé se aquecem para o trio. O gigante de luzes e som começa a descer a ladeira por volta das 23 h.

A tradicional Barragem de Minas Novas atrai muita gente, não só durante o carnaval, mas durante todos os dias do ano. E poderia atrair muito mais, caso o local recebesse um pouco mais de atenção do poder público no município. Muita gente reclama que o local só recebe os devidos cuidados no período que antecede o carnaval.Barragem das Almas, a 2 km, da cidade de Minas Novas, no rio Fanado
CAMAROTES

Se tirarmos o tamanho do trio, que aumentou muito nos últimos tempos, as mudanças de maior impacto que ocorreram no carnaval de Minas Novas foram os camarotes. Essa mudança é fruto do esforço dos empresários locais. Para o produtor do Camarote Fanadeiros, Eduardo Evangelista, o espaço vem recebendo um número maior de pessoas à cada ano que passa.

“Esse ano estamos investindo mais na infra-estrutura para poder atender bem e um número ainda maior de pessoas. Esperamos colocar umas 600 pessoas no camarote de forma confortável”, completa o produtor.

Para obter mais informações, acesse a página oficial do camarote na web:
www.fanadeiros.com.br

Boa ressaca pra todos na quarta-feira de cinzas!

Texto de Ailton Santanna, de Turmalina, publicado no cidadefmturmalina.blogspot.com. Fotos de Sidney Majela Silva, meu amigo Gão de Dona Geralda, um dos precursores do carnaval de rua da cidade.

Um comentário:

Cláudio Bento disse...

Vejo o carnaval de Minas Novas muito mais interessante que o de Diamantina, a programação reafirma o meu comentário.

Postar um comentário