domingo, 6 de fevereiro de 2011

Itamarandiba: minério de ferro será explorado por australianos

Itamarandiba: minério de ferro será explorado por australianos
É o que divulga a Centaurus Metals, mineradoura australiana, em seu portal na internet. Segundo informações do site o projeto Itamarandiba está localizado a 400 KM a nordeste do Quadrilátero Ferrífero, sendo que a carteira do projeto compreende uma aréa de 322 KM², composto por 19 moradias.

A empresa divulga também que detém 100% de participação nos cortiços e explica que os cortiços no âmbito deste projeto foram selecionados visando uma anomalia inexplicável com grandes magnéticos gerados a partir dos Inquéritos Minas Gerais Geológico dados aeromagnetométricos.

Em Itamarandiba, no Alto Jequitinhonha, afirma o site, a anomalia magnética abrange um filão de mais de 30 km que proporciona significativo potencial tonelagem de minério de ferro dentro da área do projeto.

De acordo com o site, a demanda por minério de ferro no país deve aumentar consideravelmente em função da Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas do Rio em 2016, daí a necessidade de novas aréas para exploração do minério. Vista aérea da cidade de Itamarandiba, no Alto Jequitinhonha

Em Itamarandiba, o minério de ferro era amplamente utilizado desde o período colonial até meados do século XX, em produções artesanais de ferramentas braçais agrícolas, como enxadas, machados, além de ferraduras e outros aplicativos para o campo.

Ainda no último quartel do século XX, estudos da USP apontaram para a existência de jazidas de minério de ferro no município, pertencentes à faixa Nova Era-Itamarandiba.

Em pesquisa no site do Departamento Nacional de Produção Mineral- DNPM, várias são as licenças de pesquisa de minério de ferro autorizadas pela instituição no município.

Na cidade de pouco mais de 32 mil habitantes percebe-se a expectativa criada com o anúncio do projeto, e de outro lado, a necessidade de reflexão para equacionar possível desenvolvimento econômico com o desafio e direito de ver assegurado o meio ambiente ecologicamente equilibrado e uma cidade sustentável.

Pedro Afonso/Itamarandiba-MG, com informações do portal da mineradora. Lambido do Diário do Jequi

2 comentários:

Unknown disse...

esperamos que isso gere empprego,pois nosso povo de itamarandiba precisa de incentivo para continuar nessa cidade atrasada e não de mais exploradores.cansamos de ser colonia dos outros!

Unknown disse...

Claudio barbosa; gostaria de ver minha cidade progredir ,mas sem destruir a natureza que já e destruida todos os dia por ganância!

Postar um comentário