segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Concursos Públicos: provas fora da realidade regional do Vale

Concursos Públicos: provas aplicadas desprezam realidade local e regional do Vale

Ontem, domingo, 27.02, as provas do Concurso Público da Prefeitura de Berilo foram realizadas. A empresa responsável por todo o processo é a Magnus Concursos, há mais de 20 anos no mercado.
Os candidatos reclamam, mas as empresas que realizam os concursos não respeitam o município e o Vale do Jequitinhonha. Este é um defeito da maioria delas.

Na prova de Conhecimentos Gerais do Concurso Público de Berilo não há uma só questão sobre o município, Vale do Jequitinhonha ou mesmo de Minas Gerais. Foi proposto oficialmente à Comissão Organizadora que 5 questões dessa prova verssassem sobre a realidade regional e municipal. A idéia não foi acatada, embora respondesse que a proposta fosse interessante.

O candidato que for ocupar um cargo público municipal deverá ter conhecimento mínimo do município ou região. Torna-se irrelevante saber nomes de capital de países ou em qual estado ficam as cidades de Londrina e Maringá.

Mas esse é um vício de acadêmicos e técnicos que vivem longe da realidade onde aplicam provas, cobrando taxas absurdas para candidatos inscritos que querem continuar vivendo e trabalhando em seus municípios.

Pesquisando provas na internet, em sites de concursos públicos, verifica-se que este equívoco vem sendo superado em diversos municípios do país.

Quem se destaca são as Prefeituras do Nordeste que têm exigido das firmas que elaboram concursos o ítem de conhecimento local nas provas de Conhecimentos Gerais. As empresas de Minas continuam ignorando essa tendência nacional.

Conteúdo
Geralmente, as questões de Provas de Conhecimentos Gerais vem abordando conteúdos como a base econômica local, população do IBGE/2010, municípios limítrofes, rios, empresas entidades, fatos históricos, movimentos sociais e culturais, movimentos migratórios, pessoas ilustres do lugar, prefeitos, entidades, clima, bioma, vegetação, comunidades, origem racial do seu povo.
Ou mesmo identificação de mesorregião, receita do município, e muitos outros assuntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário