terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

COSEMS regional quer melhorar serviços de saúde no Vale

Nova diretoria do COSEMS quer melhorar serviços de saúde
Implantar o Centro de Hemodiálise, em Itaobim, é a principal bandeira O Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) Regional de Pedra Azul, que representa o Médio e Baixo Jequitinhonha, elegeu na quinta-feira, 03.02, sua nova diretoria executiva para a gestão 2011-2012.

A eleição aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Almenara e contou com a presença dos gestores de saúde das microrregiões de Almenara, Araçuaí, Itaobim e Pedra Azul, do presidente do Cosems/MG e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço, Mauro Guimarães Junqueira, presidente do COSEMS/MG, e do apoiador do Cosems de Pedra Azul, Francisco de Oliveira Carvalho.

Com apenas uma chapa inscrita, o atual presidente do COSEMS Regional de Pedra Azul, Romércio Oliveira Gobira, de Almenara, foi reeleito para mais um mandato, sendo o vice-presidente, Álvaro de Lucena Ruas, de Pedra Azul.

A diretoria executiva é composta, ainda, por gestores das quatro microrregiões: Arlan Ferreira Lima, de Santo Antônio do Jacinto e Juvecy Ferreira Ribeiro, de Jordânia, representando a microrregião de Almenara; Valéria Silva Lacerda, de Águas Vermelhas e Marinez Bahia, de Divisa Alegre, representando a microrregião de Pedra Azul; Maria Aparecida Sicupira, de Ponto dos Volantes e Cecília Olímpia Souza Maciel, de Medina, representando a microrregião de Itaobim; e Fábio Eleutério Oliveira, de Berilo e Adriana Maria Silva Freitas Costa, de Virgem da Lapa, representando a microrregião de Araçuaí.
Romércio Gobira, de Almenara, eleito presidente do COSEMS/Médio e Baixo Jequitinhonha
O presidente reeleito agradeceu à confiança e apoio que recebeu dos gestores e disse que irá trabalhar com responsabilidade, buscando representar a região em prol de uma melhor qualidade de vida para a população do nordeste de minas.

“Temos fortalecido as ações do Cosems Regional e buscado aumentar a nossa representatividade junto ao Cosems/MG e à Secretaria de Estado de Saúde. Aqui na nossa região estamos na expectativa de inaugurarmos em breve o Centro de Hemodiálise de Itaobim e iremos continuar trabalhando para trazer outros serviços para atender a demanda da população”, ressaltou Romércio Oliveira Gobira.

Já o presidente do Cosems/MG, Mauro Junqueira, parabenizou a nova diretoria executiva do Cosems de Pedra Azul e abordou a atuação do Cosems/MG no fortalecimento do SUS.

“Temos alcançado muitos bons resultados, que é fruto do trabalho e compromisso dos gestores. No caso dos recursos municipais para o financiamento da saúde, tivemos um crescimento de 20,75% de 2007 para 22,22% em 2009. Temos tido, também, representatividade em comissões e conselhos com defesa da execução da emenda constitucional n°29 e realização de cursos na área de gestão”, analisou.

Outro ponto destacado por Junqueira tem relação com a ampla presença dos gestores na reunião, já que 84% deles compareceram na eleição do Cosems Regional de Pedra Azul.

“Das reuniões que tenho participado, proporcionalmente, essa é a que teve a maior participação de secretários. Parabéns a todos. O meu desejo é que essa região continue se mobilizando, faça o seu trabalho, leve as suas proposições e que os representantes do Cosems participem das reuniões para fortalecer o nosso trabalho em Minas Gerais”, finalizou.

COSEMS
O COSEMS MG é uma entidade colegiada, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial e tem a finalidade de ser o elo entre os secretários municipais de saúde e as esferas estadual e federal, bem como viabilizar cursos de atualização em saúde.

O COSEMS MG engloba os COSEMS regionais, que agrupam as 28 regionais de saúde do Estado com a missão de promover, no âmbito de sua região, as mesmas funções do COSEMS MG.

Cada COSEMS regional congrega todos os Secretários Municipais de Saúde da região.

Fonte: Secretaria de Saúde de Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário