terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Vale do Jequitinhonha exporta granito, pedras preciosas e café

Crescem as exportações nas regiões mais pobres de Minas Gerais
Destaques do Vale: Comercinho, Capelinha, Ponto dos Volantes e Virgem da Lapa
Um dos desafios estruturais do comércio exterior de Minas Gerais é aumentar as exportações em todas as regiões do Estado, com atenção especial para os Vales do Mucuri/Jequitinhonha, Rio Doce e para o Norte de Minas”.
A afirmação é da secretária de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, ao confirmar o crescimento expressivo que essas regiões, consideradas as mais pobres de Minas, apresentaram em 2010. As pedras preciosas são exploradas em Virgem da Lapa, Medina e Araçuaí

Segundo dados da Central Exportaminas, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), que realiza mensalmente o Mapeamento das Exportações de Minas Gerais, com base nos dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), merecem destaque em 2010 os números do Norte e dos Vales do Mucuri/Jequitinhonha.

O crescimento registrado foi superior a 57%, muito próximo à elevada média do Estado de 60%, que reflete em grande medida o desempenho das commodities minerais e agrícolas.
“O que estamos percebendo é que todas as regiões estão descobrindo no comércio exterior uma alternativa de crescimento e de desenvolvimento. Só para citar um exemplo, no Norte podemos destacar as exportações de insulina e outros medicamentos, de frutas e carnes”, enfatizou a secretária.
No ano passado, 35 novos municípios mineiros entraram na relação de municípios exportadores brasileiros ou voltaram a exportar, segundo levantamento da Central Exportaminas.
O granito beneficiado na região pode gerar muito trabalho e renda, principalmente em Comercinho e Medina

Entre eles está Comercinho, no Vale do Mucuri/Jequitinhonha, que está vendendo granito.

Merecem ser citados também os municípios de São Lourenço, que está comercializando água mineral com o mercado internacional, enquanto Monte Sião, também no Sul de Minas, está negociando produtos têxteis.
Apenas no Norte de Minas, três municípios estrearam no comércio exterior no ano passado: Divisa Alegre, Vargem Grande do Rio Pardo e Manga.

Já nos Vales do Jequitinhonha/Mucuri, além de Comercinho, Ataléia, Ponto dos Volantes, Capelinha e Virgem da Lapa passaram a participar do comércio internacional. Foram exportados por esses municípios granitos, café, mangas, sementes de girassol, semente de frutas oleaginosas não especificadas e pedras preciosas.
O café de Capelinha, no Alto Jequitinhonha, tem uma boa aceitação no exterior
Os principais destinos foram Estados Unidos, Canadá (América do Norte), Holanda, Suíça, Itália e Espanha (Europa). Outros destinos menos comuns como Turquia, Moçambique e Peru também foram contemplados com produtos do Norte de Minas ou dos Vales Jequitinhonha/Mucuri.

Juntos os municípios estreantes somaram um valor de US$ 271,16 milhões, o que equivale a 0,93% do total exportado por Minas Gerais, segundo contabilização por domicílio fiscal da empresa exportadora.

Com informações do Correio dos Lagos

Nenhum comentário:

Postar um comentário