sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Incra firma cooperação técnica para regularizar quilombolas no Vale

Incra firma cooperação técnica para regularizar quilombolas no Vale
Acordo com a UFVJM visa estudos antropológicos de comunidades de Almenara e Jenipapo de Minas
Um Acordo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) para produção de relatórios antropológicos de comunidades remanescentes de Quilombos foi publicado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Minas Gerais (Incra/MG) no Diário Oficial da União.

O relatório é uma das peças mais importantes para o processo de regularização dos quilombolas. Trata-se da caracterização histórica, econômica e sócio-cultural dos territórios.

A UFVJM vai produzir os relatórios antropológicos das comunidades de Marobá dos Teixeiras, no município de Almenara (MG), e Lagoa Grande, em Jenipapo de Minas (MG). O Incra/MG deverá aprovar o relatório após sua confecção.

O acordo não prevê repasse financeiro entre as instituições. Mas cabe ao Incra/MG prestar todas as informações necessárias, disponibilizar viatura e ressarcir os gastos de viagens dos professores designados para o serviço.

Funcionários do serviço de Regularização de Territórios Quilombolas do Incra/MG visitaram as comunidades na última semana para explicar como vai ser feito o trabalho.

Os relatórios são necessários aos processos de regularização dos territórios de comunidades quilombolas, realizados pelo Incra desde 2003 de acordo com o Decreto 4.887/03. Atualmente, o Incra/MG conduz 128 processos de regularização de territórios quilombolas.

O Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) é composto por seis peças, entre elas o laudo antropológico e a identificação de propriedades na área. Após possíveis contestações, o Incra publica portaria de reconhecimento e dá início aos processos de aquisição das propriedades.

Fonte: Incra

2 comentários:

DÊGA FERNANDES disse...

Achei muito interessante , o acordo entre o INCRA , e a UFVJM , para pesquisa , sobre os Quilombolas , do Vale do Jequitinhonha .
Eu participei os trabalhos , elaboração , e ajuda no resgate e fundação de 3 ( trés ) Associações Quilombolas , no municipio de Angelândia , especialmente ; ASSOCIAÇÃO QUILOMBOLA DO ALTO DOS BOIS , e adjacências , e Santo Antônio dos Moreiras , onde existe legitimos descendentes de Quilombos , pois no Alto dos Bois , antigos Fazendeiros , possuiam escravos , e utilizavam , da mão de obra dos mesmos .
Gostaria de saber mais detalhes , sobre este trabalho , pois quem sabe a gente faça uma parceria também !

Abraço , do amigo Dêga Fernandes , Angelândia -MG .

Unknown disse...

Espero que se resgate a raiz mais profunda dos quilombolas, haja-visto que são muitos os remanescentes. exemplo é o marobá dos teixeira em Almenara que já está havendo intriga pois só uma familia da terceira geração quer se apossar sozinhos das terras querendo excluí os demais no grito´, esperamos que justiça seja feita!!!!!

Postar um comentário