sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

UFOP abre 40 vagas em Araçuaí. Poucos se inscrevem

Araçuaí: Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas
UFOP abre 40 vagas para curso público e gratuito, mas há poucas inscrições
A UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto abriu inscrições para o Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas com ênfase em Gênero e Raça.


Ou foi pouco divulgado ou as pessoas na região não têm interesse pelo tema. Talvez porque não dê um emprego, de imediato.


Foram oferecidas 40 vagas, em um curso de educação pública, gratuita e de boa qualidade, no Polo Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas. Somente 10 pessoas conseguiram se inscrever, respeitando os critérios de seleção.


Para participar do curso o candidato deverá preencher alguns requisitos como experiência de gestão pública, envolvimento com as questões de promoção da igualdade racial, movimento negro e dos direitos da mulher.

Uma nova chance para fazer o curso. Nesta sexta-feira, 11.02, termina o prazo de inscrição para o candidato interessado. Serão mais 30 inscrições para preencher todas as vagas.

Formar gestores e gestoras para a condução das políticas públicas de gênero e raça. Esse é um dos objetivos do curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça que será desenvolvido por universidades federais das cinco regiões do País.

A iniciativa é resultado da parceria entre Ministério da Educação, Secretaria de Políticas para as Mulheres, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher - UNIFEM Brasil e Cone Sul, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA e Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – CLAM/UERJ, sendo a oferta na Universidade Federal de Ouro Preto conduzida pelo Programa de Educação para a Diversidade, coordenado pela Profª Dra Keila Deslandes, em parceria com a Cátedra UNESCO “Água, Mulheres e Desenvolvimento”.

O público-alvo é formado por servidoras e servidores dos três níveis da administração pública, integrantes dos Conselhos de Direitos da Mulher, dos Fóruns Intergovernamentais de Promoção da Igualdade Racial, dos Conselhos de Educação, gestores e gestoras das áreas de educação, saúde, trabalho, segurança e planejamento e dirigentes de organismos não governamentais ligados à temática de gênero e da igualdade etnicorracial.

O curso utiliza a plataforma da Universidade Aberta do Brasil, composto por um sistema integrado de universidades públicas através da metodologia da educação a distância com uso de ferramentas de aprendizagem e conteúdo ministrados pela internet, com carga total de 380 horas. Estão programados de dois a três encontros presenciais. Ao final do curso, deverá ser apresentado um trabalho de conclusão de curso (TCC).

A formação em gestão de políticas de gênero e raça é uma oportunidade para instrumentalizar gestores, interessados a ingressar na carreira de administração pública ou lideranças de ONGs para intervenção no processo de concepção, elaboração, implementação, monitoramento e avaliação dos programas e ações de forma a assegurar a transversalidade e a intersetorialidade de gênero e raça nas políticas públicas.

Os conteúdos estão divididos em seis módulos: Políticas Públicas e Promoção da Igualdade, Políticas Públicas e Gênero, Políticas Públicas e Raça, Estado e Sociedade e Gestão Pública. A coordenação e a definição de conteúdos são compartilhadas por pesquisadores e pesquisadoras de gênero e raça, entre os quais estão ativistas de mulheres, feministas e movimentos negro e de mulheres negras.

Fonte: http://www.abem.ufop.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário