sábado, 19 de fevereiro de 2011

UNDIME reúne secretários de educação do Jequitinhonha e Mucuri

UNDIME reúne secretários de educação do Jequitinhonha e Mucuri
O 5º Seminário de Dirigentes Municipais de Educação da UNDIME- União dos Dirigentes Municipais da Educação realizou-se em Teófilo Otoni, reunindo secretários municipais de educação dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha.
Com o objetivo de promover debates sobre os assuntos educacionais, a Prefeitura de Teófilo Otoni, através da Secretaria de Municipal de Educação e Cultura, apoiou a realização do evento nos dias 16 e 17 de fevereiro, no auditório do Sindicato Único dos Servidores da Educação, (SindUte).

A prefeita Maria José, de Teófilo Otoni, faz abertura do Seminário de Educação

A solenidade de abertura do evento contou com apresentação artística do coral da Secretaria Municipal de Educação, que entoou o hino nacional brasileiro e o hino de Teófilo Otoni.

Na oportunidade estiveram presentes a Prefeita de Teófilo Otoni, Maria José Haueisen Freire, que é professora aposentada, a Secretária Municipal de Educação e Cultura e vice-presidente da Undime Regional dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha, Maria Helena Costa Salim, a Secretária Municipal de Educação do Município de Cláudio e Presidente da Undime/MG, Professora Edna Gonçalves Amorim, o Coordenador do Programa de Educação Fiscal Estadual da Secretaria do Estado da Fazenda de Minas Gerais, Wagner Pinto Domingues, o chefe da administração fazendária de Teófilo Otoni, Arivaldo Rodrigues da Silva, a coordenadora regional das promotorias da infância e juventude dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Paola Reis de Nazaré, e representando a Superintendência Regional de Ensino, Mércia Soares.

A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Maria Helena Costa Salim, falou que a finalidade do Seminário é informar, promover debates e sensibilizar o público alvo quanto à importância da discussão acerca dos assuntos educacionais.

“A Undime é a união de todos os secretários municipais de educação, e aqui em Teófilo Otoni, eu estou respondendo pela vice-presidência, sendo responsável por passar todas as informações, organizando as capacitações, orientando os secretários da educação de todo o Vale do Mucuri e Jequitinhonha. Ao todo são 75 municípios. A Undime tem como objetivo dar condições aos secretários de realizar um trabalho com eficiência, eficácia, avaliando os riscos para os secretários que não atentam às questões jurídicas, trabalhando com eles as questões do compromisso do cargo, fomentando a educação de qualidade para todos. Então este é o compromisso da Undime, fazer com que todos os secretários estejam atualizados”, ressaltou Maria Helena.

A Secretária Municipal de Educação do Município de Cláudio e Presidente da Undime/MG, Professora Edna Gonçalves Amorim, explicou a importância da Undime. “A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) é uma instituição que procura articular, mobilizar, fazer a interlocução entre os diversos setores e estreitar o relacionamento entre os secretários, terceiros setores e, principalmente, os programas desenvolvidos pelo Mec, para que cada agente político de educação possa trabalhar com tranqüilidade no seu dia a dia. Lembrando que o secretario de educação não pode ser apenas um articulador político, tem de ter conhecimento do que é educação, compromisso e responsabilidade”, concluiu Edna.

Responsabilidade Fiscal na Educação
O Coordenador do Programa de Educação Fiscal Estadual da Secretaria do Estado da Fazenda de Minas Gerais, Wagner Pinto Domingues, salientou sobre o Programa Educação Fiscal Estadual. “Este é um Programa Nacional que tem o correspondente no âmbito estadual, com a função de fazer com que o cidadão entenda um pouco mais sobre o fenômeno do financiamento do convívio social, saber sobre o tributo, sobre administração publica, controle dos gastos públicos de modo que tenham mais informação”, ressaltou Wagner.

A Prefeita de Teófilo Otoni, Maria José Haueisen Freire, destacou que o evento é importante para a articulação regional, em que se socializa assuntos de políticas públicas de Educação, e realiza o planejamento regional, a organização escolar e ações da educação municipal. "Através desta reunião é possível discutir e buscar soluções para a educação, além de planejá-la também. São ações de consonância com a política pública Estadual e Nacional", salientou a prefeita.

Em sua programação o Seminário abordou os seguintes temas: Sistema de Parceria e a Missão da Undime/MG, Educação Fiscal, Apresentação Cultural, Programa Formação pela Escola, Legislação Orçamentária e Financeira da Educação Municipal, Aplicabilidade do Temário Legislação e Financeira da Educação Municipal.

Com informações da Prefeitura de Teófilo Otoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário