terça-feira, 1 de março de 2011

Almenara fortalece guerra contra a dengue

Almenara fortalece guerra contra a dengue
Secretaria Municipal de Saude de Almenara e Polícia Militar realizam campanha de combate a dengue Passeata de técnicos, servidores da saúde, policiais e estuantes, em Almenara

A Secretaria Municipal de Saúde de Almenara, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas, em parceria com a Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, da polícia do meio ambiente, do Hospital Deraldo Guimarães e de alunos do curso de enfermagem da faculdade Alfa de Almenara, realizou na última sexta-feira, dia 25 de fevereiro, uma blitz educativa nas principais vias da cidade. O objetivo foi de sensibilizar motoristas, pedestres e comerciantes para que possam ajudar a combater a dengue.

O enfermeiro e coordenador de Vigilância Ambiental de Almenara, Agnaldo Gomes, destacou as principais ações realizadas na mobilização.

“A polícia teve um papel fundamental ao solicitar a parada obrigatória do veículo no trânsito e dos pedestres que passavam no local. Em seguida fizemos a entrega dos panfletos educativos e orientação para a população que transitava na Avenida Olindo de Miranda, no centro comercial e no mercado central. Também fixamos cartazes em todos os comércios da Rua Hermano de Souza e Aleixo Paraguassu”, informou.

Já a prefeitura de Almenara ficou responsável pela confecção de faixas que continham mensagens educativas sobre o mosquito Aedes Aegypti e de banners que foram fixados nos locais onde aconteceu a mobilização.

Para Gomes, a população compreendeu bem os conceitos da campanha. “A população recebeu muito bem o grupo de mobilizadores e respeitou a cidade, não jogando os panfletos educativos em via pública. Isso significa que levaram os panfletos para casa e que vão colocar o que aprenderam em ação”, avaliou.

Mobilizações em fevereiro
Nas margens do rio Mosquito, em Águas Vermelhas, a Secretaria de Saúde do município realizou nos dias 17 e 18 de fevereiro uma passeata e um mutirão de limpeza, com o objetivo de combater os focos das larvas do mosquito Aedes Aegypti.

“No primeiro dia contamos com a colaboração de estudantes das escolas estaduais e da população para realizar a passeata de conscientização pelas ruas da cidade. No dia seguinte, todos os agentes de endemias se reuniram para fazer a varredura do leito do rio Mosquito em busca de focos de larvas e recipientes que continham água parada e que pudessem ser mais um criadouro”, informou a enfermeira e coordenadora de Vigilância Epidemiologia do município de Águas Vermelhas, Luzia Fernanda das Virgens.

Outra importante ação de mobilização social realizada no mês de fevereiro foi a palestra e o mutirão de limpeza realizada no distrito de Catajás e no município de Santo Antônio do Jacinto.

“Realizamos um trabalho educativo com entrega de panfletos sobre a dengue, uso de faixa com o tema “Agora é guerra: todos contra a dengue”, visitas nas casas pelos profissionais de saúde de Catajás e de Santo Antônio do Jacinto orientando as famílias e procurando presença de focos, palestra na escola, mutirão de limpeza e bombas de pulverização”, mencionou o secretário municipal de saúde de Santo Antônio do Jacinto, Arlan Lima.

Casos Notificados
Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) da Secretaria de Estado de Saúde, nos meses de janeiro e fevereiro desse ano foram notificados 10.366 casos de dengue em Minas Gerais. Já os 25 municípios da GRS Pedra Azul registraram 101 notificações, o que corresponde a cerca de 1% dos casos do estado.

Léo Rocha, do Diário do Jequi, de Almenara, com informação de Allan Campos - Assessoria de Comunicação - GRS - Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul - SES - Secretaria de Estado da Saude de MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário