O capelinhense Juarez Elisiário foi um dos primeiros locutores da Rádio Aranãs FM, de Capelinha, no Alto Jequitinhonha.
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageou, em Reunião Especial de Plenário realizada nesta segunda-feira (21/9/15), os 15 anos do programa Dedo de Prosa, o primeiro da televisão brasileira voltado para pessoas da terceira idade. O programa é exibido pela TV Horizonte, de Belo Horizonte.
Autora do requerimento para realização da reunião, a deputada Ione Pinheiro (DEM) destacou a importância do programa, cujo objetivo é propiciar a interação entre as pessoas. Ela também fez uma homenagem ao apresentador do programa, o jornalista Juarez Elisiário. “Sua sensibilidade às questões da terceira idade fazem com que o programa seja voltado para a família. Na minha casa mesmo tenho uma grande fã sua, minha mãe! Nunca deixe de acreditar ou perca a fé. Seu programa leva tudo de bom às pessoas”, recomendou a deputada.
O apresentador Juarez Elisiário recebeu uma placa comemorativa e agradeceu a homenagem. “O que nos motivou ao longo desses anos foi o desafio. Enfrentamos muitas provações para chegar até aqui. Nosso programa é marcado por simplicidade, trabalho honesto e transparente”, reforçou. Ele ponderou, ainda, que a sociedade tem sido cada vez mais desrespeitosa com os idosos. “O idoso é massacrado. Os filhos não compreendem o tempo de quem é mais velho, a paciência e atenção que demanda. Acendemos a chama da terceira idade na televisão e queremos contribuir sempre para o bem”, declarou o homenageado.
O deputado Duarte Bechir (PSD), representando o presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), ponderou que muitas vezes os idosos têm seus direitos desrespeitados, especialmente no que concerne ao transporte e à segurança pública. “O programa cumpre a sua parte ao dar espaço para quem é da terceira idade falar de suas histórias de vida e de superação. Os idosos podem expressar suas opiniões”, concluiu.
O evento contou com a apresentação do coral da terceira idade Lia Viana, de Vespasiano, sob a regência da maestra Márcia Alves. Eles cantaram o tema do programa, do grupo Roda Moinho; “Nossa Senhora”, de Roberto Carlos; e um pout-porri com “Ô abre alas”, de Chiquinha Gonzaga, e o “Hino da Terceira Idade”, de Denise Ventura.
Programa Dedo de Prosa
O programa é transmitido aos sábados, às 19 horas, aos domingos, às 9 horas, e terçad-feiras, às 20h15, pela TV Horizonte de Belo Horizonte. Na TV Aparecida, o programa é transmitido às segundas-feiras, às 22 horas, e aos sábados, às 5h30. O programa ainda é transmitido pela TV Imaculada de Campo Grande e pela TV Nazaré de Belém.
O programa reúne semanalmente integrantes de grupos de convivência da terceira idade. Caravanas de mais de 200 cidades do interior de Minas Gerais e de outros Estados, como Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Amapá, Bahia e Paraíba, já participaram. O Dedo de Prosa apresenta quadros de receitas culinárias, entrevistas, atrações culturais e muita interatividade com o telespectador. Tornou-se referência na televisão brasileira por ser um espaço de discussão sobre o envelhecimento ativo da população.
Quem é o Juarez Elisiário
Nascido em Capelinha, Vale do Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais, o apresentador do programa Dedo de Prosa, jornalista Juarez Elisiário, começou sua carreira em eventos culturais na sua região. Teve a primeira experiência no rádio na Aranãs FM, uma emissora de rádio de Capelinha, onde foi o primeiro locutor e coordenador da primeira equipe de locutores, há mais de 20 anos.
Tanta era sua empolgação pelo trabalho, que permanecia por jornadas de 12 horas direto no ar durante o caráter experimental da emissora. A partir daí, trilhou seu caminho na comunicação fundando o jornal Folha do Vale, com circulação em 26 cidades dos vales do Jequitinhonha, Rio Doce e Mucuri, um marco na sua experiência profissional e propulsor de futuras atividades na área.
Juarez Elisiário atuou como assessor de imprensa, apresentador e repórter de TV na Rede Super de Televisão, TV Câmara, TV Horizonte e Rede Vida. Trabalhou como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, coordenou campanhas políticas no interior do Estado, foi produtor e apresentador de eventos, inclusive em BH, como o Arraial de Belô, o maior evento da Prefeitura da Capital. Ocupou o cargo de Diretor Artístico da TV Horizonte, além de outras atividades.
Juarez Elisiário recebeu homenagem na ALMG – Foto: Sarah Torres / ALMG
Juarez Elisiário recebeu homenagem na ALMG – Foto: Sarah Torres / ALMG
Nenhum comentário:
Postar um comentário