Tradicional evento será promovido pela Emater-MG, que dá assistência a 580 produtores no município
Base da alimentação e sustento de muitas famílias de agricultores, nas diversas comunidades rurais do município de Almenara, no Vale Jequitinhonha, a cultura da mandioca vai ser tema de uma grande festa no próximo final de semana.
A festa, segundo a extensionista de bem-estar social da Emater-MG, Milene Oliveira Ângelo, tem entre seus objetivos “divulgar e fortalecer a cultura da mandioca no município e região”. Ela explica que a mandioca é uma das principais fontes de renda e ocupação de mão de obra, sendo muito cultivada pela resistência climática, já que a região é caracterizada pela estiagem e escassez de chuvas.
O escritório local da Emater-MG presta assistência a 580 agricultores familiares que cultivam a raiz. No município, existem dez agroindústrias coletivas de processamento de mandioca, que fabricam farinha e polvilho, segundo Milene Oliveira.
A Festa da Mandioca terá em sua programação shows, concurso da Rainha da Agricultura Familiar, concurso da Raiz Mandioca (melhor raiz e melhor formação e qualidade do tubérculo), exposições do artesanato local, barraquinhas de comidas típicas e parque diversões.
Produção mineira
Já o tipo mandioca indústria, usada na fabricação de farinha e polvilho, a previsão é de uma produção mineira de 625.617 toneladas, ocupando uma área de 46.405 hectares, segundo o IBGE.
O destaque fica por conta da produção do município da mandioca do tipo industrial. Ocupando o 14º no estado, Almenara tem produção estimada de 7.200 toneladas e área total cultivada de 750 hectares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário