sábado, 30 de julho de 2011

As 10 cidades mais ricas do Vale do Jequitinhonha

As 10 cidades mais ricas do Vale do Jequitinhonha

De acordo com o IBGE o PIB (Produto Interno Bruto) do Vale do Jequitinhonha é em torno de R$ 1.817.473.340,00 de reais. A seguir, são relacionadas as 10 cidades mais ricas ou que geram maior capital baseado no seu PIB.

O que é PIBO produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer seja, países, estados, cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.

As 10 Cidades mais RICAS do Vale do Jequitinhonha
Demais Cidades Postado no Portal Aranâs


Comentário do Blog: É claro que o dado de riqueza medido pelo PIB é questionável. Há movimento da economia que se destaca mas esta riqueza pode estar concentrada na mão de poucos. O município pode ser um dos mais ricos e possuir a população mais miserável. Cabe um estudo detalhado de cada situação, de cada município.

O mais importante é calcular o IDH - Indice de Desenvolvimento Humano, em que procura medir a qualidade de vida de uma povo. Neste indicador, a riqueza gerada é cruzada com o número de habitantes e outros indicadores como educação, expectativa de vida ( índice de natalidade e mortalidade) e média de ganhos salariais familiares.

Na relação acima, estão faltando os 19 municípios que fazem parte do Vale do Jequitinhonha, mas estão localizados na região norte de Minas, como Grão Mogol, Salinas, Taiobeiras, Rio Pardo de Minas, Rubelita, entre outros.

A reportagem falta ainda indicar em qual período tal valor do PIB foi alcançado. Voltaremos a este assunto, em post a ser publicado na próxima semana.

Um comentário:

Fê Fabulosa disse...

Incrível o seu Blog Banu , sou de Araçuaí grande admiradora da cultura e do povo simples do nosso jequi! Também adoro pequi e luto por um desenvolvimento justo e sustentável dessa região tão rica e pouco explorada. Parabéns!

Postar um comentário